25/02/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Veja curiosidades sobre o café e como preparar um perfeito em casa

8 minutos de lectura

Veja curiosidades sobre o café e como preparar um perfeito em casa

Existem várias formas de preparar um café de qualidade, dependendo dos costumes de cada cultura, da cafeteira utilizada e do gosto pessoal. É claro que ter uma boa máquina é um primeiro passo importante e podemos investir tanto orçamento quanto quisermos, mas não é a única coisa a considerar. Na verdade, nosso país está cheio de cafeterias cheias de máquinas profissionais de onde saem bebidas mais purgantes que o café. Não deixe que a mesma coisa aconteça com você em casa!

1. Compre um bom café natural e esqueça o torrado

Cafe

Existem diferentes variedades de café, mas as mais consumidas no mundo são duas: o Arábica e o Robusta . Arábica contém menos cafeína e fornece um café mais suave com aromas frutados. Os robustas têm mais corpo, são um pouco mais amargos, concentram uma maior quantidade de cafeína e costumam ser percebidos como tendo um sabor mais forte. Você também pode encontrar misturas de ambas as variedades em proporções diferentes.

O que você tem que fugir para sempre é a torrefação , um crime contra o café de qualidade. Apesar do que muitas pessoas ainda acreditam, ele não contém mais cafeína porque parece ser «mais forte». É simplesmente mais amargo porque é misturado ao açúcar, que ao ser aquecido carameliza e queima, destruindo as qualidades do café. Sempre, sempre, café natural.

2. Aposte nos grãos de café

Cafe

O café em grão é uma matéria-prima delicada que começa a perder propriedades à medida que é processado. Por isso é cómodo comprar os grãos de café para moer em casa , seja com máquina de café automática ou com moedor que compramos à parte. Se for manual, muito melhor, embora um bom moedor elétrico seja sempre melhor do que comprar café moído.

O café começa a liberar seus aromas a partir do momento em que é moído, perdendo o sabor. Além disso, será mais afetado pelo contato com a atmosfera, o ar e a luz. É uma pena comprar um bom café que em poucos dias já terá perdido parte dos seus aromas e do seu corpo porque é moído antes do tempo.

3. Sempre procure o café mais fresco

Cafe

Não é apenas conveniente moer os grãos no momento, mas também é aconselhável comprar o café mais fresco possível . Quanto menos tempo se passar desde que foi colhido, seco, transportado e torrado, melhor. Por isso, é melhor confiar em profissionais que são verdadeiros especialistas, que tratam o café que vendem com o cuidado que merece.

Claro, é fundamental que possamos ter certeza de que os grãos são torrados diariamente , para trazê-los para casa o mais fresco possível. Também devem estar bem conservados, nunca se deve comprar café exposto ao ar ou à luz, pois mesmo que ainda não tenha sido moído, agentes externos também afetam sua qualidade.

4. Ajuste o grau de moagem

Cafe

Para se ajustar com muito mais perfeição, é necessário prestar atenção ao grau de retificação . Com a moagem dos grãos de café, o que buscamos é facilitar a extração por meio da infusão, então deve ser diferente dependendo do método de preparo. Os grandes baristas profissionais sabem da sua importância e dominam-na perfeitamente, pois variar a configuração das máquinas de café pode alterar drasticamente a qualidade das chávenas.

Não precisamos complicar muito em casa. Basta saber que quanto mais tempo o café fica em contato com a água, mais grosso deve ser o grão . Por exemplo, para procedimentos de filtragem que requerem mais de 5 minutos, procuraremos uma moagem grossa, enquanto que o expresso ou as cafeteiras italianas exigem um grão mais fino. Também pode ser tocado de acordo com o gosto pessoal.

5. Preste atenção à água

Café

O outro ingrediente essencial para fazer café é a água, e não devemos considerá-lo levianamente. É a base da infusão e deve ser da melhor qualidade possível, pois a água ruim pode prejudicar qualquer preparação . E nunca se deve usar água quente para acelerar o processo, ela deve ser aquecida gradativamente para não prejudicar o processo natural de infusão.

Escolha água mineral tanto quanto possível, ou pelo menos não é água dura. Não deve apresentar odores estranhos, deve ser totalmente transparente e melhor com mineralização fraca. Se for uma água que ao beber sugere alguma nota de sabor, é melhor descartá-la. A temperatura deve ser sempre constante e nos processos manuais recomenda-se deitar a água imediatamente antes da fervura.

6. Ajuste a proporção água-café

Café

Aqui depende um pouco dos gostos particulares e da cultura cafeeira da região, mas não é uma proporção que deva ser deixada ao acaso. Depende também do tipo de cafeteira que vamos usar; Por exemplo, com o italiano recomenda-se encher de água até a válvula, sem submergir . É claro que quanto maior a proporção de água, mais “clarete” sairá o café, com menos corpo e menos aroma.

A quantidade de café para cada infusão é igualmente importante. Novamente, diferentes cafeteiras têm configurações diferentes e você não deve exagerar. Um expresso costuma ter cerca de 8 gramas de café e, embora os profissionais devam pressioná-lo, na cafeteira italiana não o devemos fazer. O café deve cair naturalmente, sem esmagá-lo no tanque.

7. A taça é importante

Cafe

Sim, existem muitas canecas diferentes com os mais variados designs, mas no final o clássico prevalece em termos de qualidade. Estamos falando de xícaras para expresso, ristretto ou café preto, já que outras bebidas podem se adaptar melhor a outros tipos de recipientes e brincar com eles. A cor deve ser neutra , melhor branco, pois assim não afetará a percepção psicológica do sabor, embora varie no sabor.

A porcelana é tradicionalmente utilizada por ser um material nobre, resistente e por conservar melhor o calor . O vidro ou cristal permite ver o interior, apreciar as cores e a textura do café, a sua uniformidade e o seu creme, mas perde temperatura rapidamente. Uma boa alternativa são as chávenas de fundo duplo, mas em todo o caso, certifique-se de que não estão frias antes de as encher com café. O formato cônico é adequado para que a infusão caia suavemente no copo, sem respingar.

8. Sirva o café no momento

Cafe

Se quiser estragar um bom café, deixe esfriar e aqueça no microondas até que fume. Obviamente, não recomendamos que você faça isso, a menos que esteja apenas procurando por uma dose de cafeína e não se importe em saborear uma boa xícara. Novamente, o máximo de frescor é importante , também ao saborear a bebida. Sem se queimar, claro, mas o café está sempre fresco.

Assim que esfriar , não poderemos mais apreciar o café em seu auge de aroma, corpo e sabor, e ele também perderá o creme. Há uma exceção a essa regra, é claro, apenas quando vamos preparar cafés frios ou gelados. Tão importante quanto a temperatura de infusão é a temperatura de servir, como é o caso dos alimentos.

9. Não se esqueça da manutenção e limpeza

Cafe

Muitas vezes a chave por trás de uma cafeteria ruim está na má limpeza da máquina, ou na manutenção descuidada da mesma. Em casa, seja qual for a cafeteira que tivermos, nunca devemos esquecer alguns cuidados básicos . Não deixar o pó do café na cafeteira italiana até o dia seguinte, nem deixar a sujeira se acumular nos depósitos.

Como qualquer outro utensílio de cozinha, a cafeteira deve ser limpa de maneira adequada após cada utilização e com os produtos adequados. As máquinas automáticas também requerem descalcificação periódica e outros cuidados específicos indicados pelos fabricantes. O mito de que uma cafeteira suja «veterana» fará um café melhor é totalmente falso. Se não o limparmos, corre o risco de afectar o sabor do café e entupir os seus componentes.

10. Tenha cuidado com o que você adiciona ao seu copo

Cafe

O barista quase sempre recomendará degustar sozinho o café , pois é a única forma de apreciar todas as suas qualidades perfeitas. Sem entrar no mundo dos cappuccinos, lattes e outros, a adição de leite, creme, licor, açúcar, mel ou qualquer adoçante afetará o sabor original de um bom café. Infelizmente hoje eles ainda olham para você de forma estranha se você toma café «dry stick», embora eu reconheça que muitos dos cafés que te servem lá fora são imbatíveis sem ajuda.

Em todo caso, devemos estar cientes de que tudo o que acrescentarmos a posteriori modificará o sabor do café que nos prepararam. Adoçantes artificiais são terríveis em geral, pois deixam um gosto metálico que estraga qualquer café e, se o leite for muito aquecido, pode tornar o café amargo – queimando os açúcares. Em casa podemos preparar o café como quisermos, faltaria mais, mas vale a pena tentar habituar o paladar a apreciar um único café , principalmente se for servido por um bom profissional.

11. Guarde o café de maneira adequada (e não compre muito)

Cafe Grano

Como você se preocupou em encontrar um bom fornecedor de café de qualidade, natural e torrado no dia a dia, vale a pena prestar atenção na sua conservação em casa. Insistimos para que os grãos perdessem o aroma com o passar dos dias, por isso tentaremos retardar o processo. Em primeiro lugar: não compre muito café . As embalagens de 250 g são ideais se não houver muitos de nós em casa, pode até comprar menos se fizer café com pouca frequência. Nada para se deixar levar por ofertas ou acumular grandes quantias; Temos que fazer viagens frequentes para comprar se quisermos a mais alta qualidade.

Quando se trata de armazená-lo, deve-se sempre procurar recipientes limpos, opacos, herméticos e sem aromas estranhos. O calor é muito prejudicial, por isso algumas pessoas o guardam na geladeira, embora, exceto em verões quentes, ele não seja realmente necessário – e pode ser contraproducente devido à umidade e aos odores. Escolha potes de bom material, com tampa hermética intacta, que não sejam muito grandes, e guarde-os em um armário ou despensa longe da luz direta do sol.

Cafes Capuccino

Uma última dica: não caia em obsessões excessivas, o importante é desfrutar . Sabendo um pouco sobre a natureza dos grãos e como eles afetam os processos envolvidos, não é tão difícil preparar um bom café em casa. E você, como bebe seu café? Você tem algum costume ou truque especial ao servir café?

November 16, 2020 at 07:48PM

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *