16/06/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Operação Taquari II: Mais de dois mil militares trabalham no resgate e no apoio da população do Rio Grande do Sul

3 minutos de lectura
Brasília (DF) – O Rio Grande do Sul já contabiliza 273 municípios afetados pelas fortes... O post Operação Taquari II: Mais de dois mil militares trabalham no resgate e no apoio da população do Rio Grande do Sul apareceu primeiro em Forças Terrestres - Exércitos, Indústria de Defesa e Segurança, Geopolítica e Geoestratégia.

Brasília (DF) – O Rio Grande do Sul já contabiliza 273 municípios afetados pelas fortes chuvas na região, segundo dados da Defesa Civil divulgados no início da tarde deste sábado, dia 4 de abril. Nesse contexto, mais de dois mil militares trabalham em resgates, apoio logístico e desobstrução de acessos no estado. Já passam de oito mil pessoas resgatadas pelas equipes do Comando Conjunto Taquari 2, composto pelas Forças Armadas, órgãos federais, estaduais e municipais.

Em reunião realizada no final da manhã de sábado, no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre, onde funciona o Comando Conjunto da Operação Taquari 2, a região metropolitana de Porto Alegre foi definida como prioritária, uma vez que recebe boa parte das águas que correm para o litoral. O foco da operação continua sendo o resgate de pessoas em situação de risco, a logística na distribuição de alimentos e a reconstrução e liberação de acessos.

Um Hospital de Campanha do Exército Brasileiro está sendo montado no município de Estrela, localizado a cerca de 100 quilômetros da capital, e tem previsão de entrar em funcionamento ainda na noite deste sábado, dia 4. A estrutura tem capacidade de 40 leitos e mais de 20 militares estarão no atendimento da população.

A utilização de helicópteros tem sido fundamental para o resgate rápido de moradores em situação de risco. Para atender no socorro dessas vítimas, o Comando de Aviação do Exército enviou nessa sexta-feira, dia 3, mais três aeronaves para reforçar o resgate aéreo no estado.

O município de Rio Pardo é uma das localidades que conta com o apoio de militares do Exército Brasileiro. Em Bom Retiro do Sul, o resgate de uma família realizado por um helicóptero do Exército mostra o importante trabalho dos militares que salvaram cinco pessoas, incluindo um bebê. Em Taquara, no interior do estado, caminhões do Exército levam água, alimentos e equipamentos de resgate.

Nesta semana, militares do Exército também apoiaram agentes de saúde do SAMU no transporte de pacientes em Santa Maria, interior do estado. Devido aos alagamentos, as viaturas civis ficaram paradas na BR-392, a cerca de 50 km da cidade. Com a utilização das viaturas 5ton, de grande capacidade, pacientes do pós-cirúrgico e de tratamento de hemodiálise, oriundos de São Sepé, chegaram em Segurança no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo.

Operação Taquari 2
O Exército Brasileiro atua desde o dia 30 de abril no apoio à população gaúcha que sofre com as chuvas torrenciais no estado. Entre as principais ações do Exército Brasileiro estão resgate e transporte de desalojados e de ribeirinhos.

O Exército faz parte do Comando Conjunto da Operação Taquari 2, desencadeado pelo Ministério da Defesa, composto também pela Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira, uma força-tarefa em prol dos atingidos pelas enchentes. A atuação conjunta foi denominada de Operação Taquari 2.

A operacionalidade e o adestramento constante das tropas do Exército facilitam o apoio terrestre, aquático e aéreo mesmo sob condições climáticas adversas.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

LEIA TAMBÉM:
Marinha do Brasil intensifica ações de resgate e suporte na Região Sul após temporais

Força Aérea Brasileira inicia campanha de donativos para distribuição às vítimas das enchentes no RS

Força Aérea Brasileira resgata atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul – RS

Operação Taquari II: Força Aérea Brasileira transporta 18 toneladas de materiais do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha

O post Operação Taquari II: Mais de dois mil militares trabalham no resgate e no apoio da população do Rio Grande do Sul apareceu primeiro em Forças Terrestres – Exércitos, Indústria de Defesa e Segurança, Geopolítica e Geoestratégia.
militar