29/03/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Usuários da Starlink dão detalhes sobre internet da SpaceX

3 minutos de lectura

Serviço de internet via satélite Starlink

Emerson AlecrimUsuários da Starlink dão detalhes sobre internet da SpaceX

Serviço de internet via satélite Starlink, da SpaceX, já está funcionando em beta público. Em função disso, relatos de usuários contando como vem sendo a experiência com o projeto surgem a todo momento. De modo geral, eles indicam que a iniciativa tem cumprido as suas promessas (ou chegando perto de cumprir): oferecer taxas de download e upload altas, além de baixa latência.

Antena Starlink (imagem: imgur/Wandering-coder)

Antena Starlink

A meta da SpaceX é oferecer taxas de download superiores a 1 Gb/s (gigabit por segundo). Mas isso em uma fase bem mais avançada. Por ora, a promessa é a de conexão de até 150 Mb/s (megabits por segundo) e latência (ping) não superior a 20 milissegundos.

São números condizentes com a atual fase do projeto. No Twitter, um usuário relatou ter conseguido taxa de download de 134 Mb/s e 14,8 Mb/s no upload. A latência ficou em 38 ms, mas ninguém menos que Elon Musk respondeu ao usuário explicando que esse parâmetro vai melhorar, assim como a largura de banda.

No Reddit, é possível encontrar relatos de usuários que alcançaram taxas que vão de 144 a mais de 200 Mb/s, com os acessos sendo realizados predominantemente em áreas rurais dos Estados Unidos ou em regiões com estrutura de telecomunicações muito limitada.

Um usuário que se identifica no Reddit como Wandering-coder tem feito relatos mais detalhados. Ele levou o kit da Starlink para uma área de mata e passou a avaliar o serviço por lá. “Funciona lindamente”, ele declarou.

Em um dos testes de velocidade, Wandering-coder obteve 120 Mb/s de download, 12 Mb/s de upload e latência de 37 ms. Nesse local, ele não consegue acesso à internet nem por redes móveis. Em sua residência, o usuário registrou download de 135 Mb/s, upload de 25 Mb/s e latência de 21 ms (ping bem mais próximo do limite almejado pela SpaceX).

Satélite Starlink, da SpaceX

Satélite Starlink, da SpaceX

Ao levar o equipamento para um ponto com vegetação mais densa, no entanto, Wandering-coder notou que a conexão falhou com frequência por ter sido atrapalhada pelas árvores. Esse teste reforça a necessidade de posicionar a antena que faz parte do kit da Starlink em um local sem obstruções. Postes, copas de árvores e paredes altas próximas, por exemplo, podem prejudicar a comunicação.

Graças a esses resultados, os usuários da fase beta têm conseguido participar de chamadas por vídeo e acessar streaming em 1440p ou 4K sem enfrentar gargalos.

Mas nada disso é de graça. O kit de equipamentos (incluindo a antena) fornecido pela Starlink custa US$ 499. Já a assinatura mensal do acesso à internet é de US$ 99.

Como o objetivo da rede da Starlink é levar acesso à internet de alta velocidade a lugares com infraestrutura de telecomunicações precária ou inexistente, para muitos dos testadores, esse tem sido um preço baixo a se pagar.

Com informações: Ars Technica.

Usuários da Starlink dão detalhes sobre internet da SpaceX

https://brasilargentina.org/category/tecnologia

+ Noticias:

Catar espera al otro lado de la incertidumbre

MotoGP, 2020, Valência: Oliveira sozinho no Grande Prémio da Europa

Call of Duty: Black Ops Cold War: todas las novedades que incluirá el próximo capítulo de la franquicia

Tecnologia e ciencia

via Tecnoblog

November 5, 2020 at 11:41AM

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *