26/04/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

‘Vamos fazer o carnaval dos carnavais em 2022’, diz prefeito do Rio

2 minutos de lectura
Meta da prefeitura é vacinar 90% dos adultos cariocas até outubro

Rio de Janeiro - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, fala durante entrega da Vila dos Atletas ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Depois de anunciar a meta de vacinar 90% dos adultos cariocas até outubro, assim como a realização de eventos-teste que podem incluir shows e espetáculos de grandes proporções, o prefeito Eduardo Paes voltou a dizer que o Rio pode ter carnaval no ano que vem. «Tudo dando certo e com vacina no braço, vamos fazer o carnaval dos carnavais em 22!», escreveu o prefeito no Twitter na noite desta sexta-feira.

«Se as coisas seguirem andando como estão, vamos cumprir o calendário para todos até outubro. No Rio é: chegou, vacinou!», disse ainda. «Bora vacinar, bora vencer essa guerra e bora fazer nossa cidade voltar a dar certo!», completou Paes.

A pandemia está mexendo com a economia e os negócios em todo o mundo. Venha aprender o que realmente importa na EXAME Invest Pro

Os cientistas, contudo, pedem cautela. Segundo Lígia Bahia, especialista em Saúde Pública da Fiocruz, ainda não há “contexto epidemiológico” para pensar em grandes festas para 2022:

— A situação epidemiológica do Rio ainda não está sob controle. A cidade precisa ter outras prioridades.

Nesta sexta-feira, na entrevista coletiva de divulgação do 19º boletim epidemiológico, o prefeito mencionou também a possibilidade de o município ter réveillon já em 2022. A previsão se baseia no novo cronograma de vacinação da prefeitura, que Paes, otimista, classificou como «conservador». Segundo a prefeitura, a meta é vacinar, até o dia 23 de outubro, 4.751.823 cariocas com 18 anos ou mais.

Veja tambémBRASILRio planeja vacinar maiores de 18 anos até outubro; veja calendário13 Maio 2021 – 08h05BRASILPaes anuncia decreto com protocolos para a liberação de grandes eventos14 Maio 2021 – 10h05
Para que o calendário seja cumprido, contudo, é necessário que o Ministério da Saúde mantenha os prazos de entrega anunciados no Programa Nacional de Imunizações (PNI), frisou Paes.

— Claro, isso tudo depende da chegada do imunizante, da chegada da vacina. A gente tem tido estabilidade na entrega da AstraZeneca — disse o prefeito. — Se eu pudesse definir (o sentimento), seria «a gente vai ter carnaval». Se conseguirmos (cumprir o calendário), vamos ter réveillon, vamos ter carnaval.

Fuentes BR,Fuentes BR