29/03/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Sim, há bons motivos para estar otimista com a economia brasileira

2 minutos de lectura
De maio pra cá, a percepção dos investidores para o Brasil melhorou muito; entenda o que há por trás disso - e por que ela não é passageira The post Sim, há bons motivos para estar otimista com a economia brasileira appeared first on InfoMoney.

(CONDADO DA FARIA LIMA) – É notória a melhora da percepção dos investidores para o Brasil de maio pra cá: em pouco mais de 30 dias, o Ibovespa subiu 10% e superou os 130 mil pontos (máxima histórica), enquanto o dólar mergulhou de R$ 5,50 para quase R$ 5,00. Como pano de fundo, vemos projeções cada vez mais otimistas para o crescimento da nossa economia e para o percentual de dívida bruta sobre o PIB.

Mas o que há por trás dessas melhores projeções? E essa melhora é transitória ou veio para ficar?

Fechamos essas dúvidas hoje no Coffee & Stocks com Rachel de Sá, recém-chegada na Rico Investimentos para chefiar a área de economia. É difícil ouvir algum economista cravar-se otimista com Brasil, mas Rachel detalhou cada um dos motivos que justificam o otimismo de curto prazo: surpreendente melhora na arrecadação, empresas que se adaptaram mais rapidamente à “segunda onda” do Covid e a forte alta das commodities.

Mas todo esse céu de brigadeiro tem riscos. Rachel aponta dois riscos principais: o próprio rali das commodities (uma queda abrupta nos preços pode afetar o curto prazo) e uma piora no controle da pandemia e/ou no ritmo de vacinação. A inflação, que pode chegar a mais de 8% no anualizado para junho, mas ainda não preocupa por se tratar de um efeito temporário e que deve arrefecer até o final do ano, explica a economista da Rico.

 

Coffee & Stocks

O Coffee & Stocks é o programa de entrevistas diárias do Stock Pickers que é transmitido de segunda a sexta pontualmente das 8h às 8h30 da manhã ao vivo no Youtube (inscreva-se no canal para não perder nenhuma live).

Para cada dia da semana, um tema específico:
Segunda: análise técnica (Trade Pickers)
Terça: ações globais (Global Pickers)
Quarta: cenário macro (Macro Pickers)
Quinta: uma tese de ação brasileira (Por que invisto em….)
Sexta: tema livre (Coffee Sextou)