25/04/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Requisito de visa para trabalhar no Brasil

4 minutos de lectura

Se você é estrangeiro no Brasil e deseja trabalhar aqui, o seu visto o permite? Se você possui um visto de turista, de estudante ou de trabalho, isso faz alguma diferença? Neste artigo, você descobrirá como um estrangeiro pode trabalhar legalmente no Brasil.

O trabalho de cidadãos estrangeiros no Brasil é designado pela Lei 6815, de 19 de agosto de 1980, regulamentada pelo Decreto 86.715, de 10 de dezembro de 1981. Esta lei estabelece normas e diretrizes gerais relacionadas ao status legal de estrangeiros no Brasil, incluindo as informações necessárias para que o estrangeiro esteja envolvido  atividades trabalhistas na país. O trabalhador estrangeiro não precisará apenas de um visto específico, mas deve obter uma autorização de trabalho emitida pelo Ministério do Trabalho.

Vistos no Brasil

O visto é uma autorização federal obrigatória que permite que um estrangeiro entre no Brasil. Para a maioria dos países, o visto é emitido apenas no exterior e autoriza a permanência do visitante no território brasileiro por um período específico de tempo, definido de acordo com a finalidade da viagem.

Não apenas os estrangeiros que desejam permanecer no Brasil por um curto período de tempo precisam solicitar um visto, mas também aqueles que desejam permanecer no Brasil por um longo período de tempo. É aconselhável investigar os requisitos para  obter uma visto com  um ou dois meses de antecedência, pois o processo leva algumas semanas para ser concluído.

Etapas para obter o visto de trabalho

Para ter um emprego remunerado no Brasil, é necessário ter uma autorização de residência (temporária ou permanente) e uma Autorização de Trabalho, uma permissão de trabalho. O primeiro passo deve ser dado pelo seu futuro chefe no Brasil; Você deve solicitar uma autorização de trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério do Trabalho e, para isso, deve enviar o contrato de trabalho entre outros documentos. Quando o pedido for processado pelo ministério, você deverá solicitar um visto de trabalho na embaixada do Brasil ou no consulado do seu país.

Processamento de aplicativos

Para solicitar a permissão de trabalho, a pessoa que o contrata deve enviar seu CV, certificados e documentos que comprovem sua educação e experiência profissional e uma cópia autenticada do seu passaporte na Coestructuração de Imigração do Ministério de Trabalho.

Dependendo do visto que você precisa, pode ser necessário enviar outros documentos. Você pode encontrar uma lista desses documentos no site do Ministério do Trabalho e Emprego.

Todos os documentos que devem ser ratificados pelas autoridades brasileiras devem ser traduzidos para o português e certificados. A ratificação será então enviada ao Ministério das Relações Exteriores que autorizará a embaixada ou consulado brasileiro do seu país a iniciar o processo de concessão do visto de trabalho.

Em seu país, você terá que entregar seu passaporte com uma validade mínima de 6 meses, dois formulários de solicitação que podem ser encontrados no consulado, duas fotos do tamanho de um passaporte e um relatório policial (não mais de 3 meses).

Tipos de visto de trabalho

Como vistos de residência, o visto de trabalho que você precisa dependerá da atividade que você fará no Brasil. Cada trabalho e qualificação requer um visto de trabalho diferente. Eles também podem ser temporários e permanentes.

Visto Temporário

Normalmente, funcionários estrangeiros que recebem o visto de trabalho temporário o recebem inicialmente por um período de dois anos. Pode ser prorrogado por mais dois anos se você solicitar com um mínimo de 30 dias de antecedência antes do vencimento do visto. Após esse período de quatro anos, a empresa pode solicitar um visto de trabalho permanente. Um imigrante com visto temporário não pode mudar de emprego no Brasil sem permissão.

Os vistos de trabalho e as autorizações de trabalho geralmente são concedidos a estrangeiros que vão trabalhar para uma empresa brasileira registrada como tal. No entanto, existem muitas exceções, tratamentos bastante confusos e especiais para isso, por exemplo, para assistência técnica ou casos profissionais. Para ter certeza de que você tem o visto certo para sua situação individual, peça ajuda na embaixada ou consulado do Brasil.

Visto Permanente

Um visto de trabalho permanente é geralmente concedido a estrangeiros que têm direito a residência permanente no Brasil. Normalmente, é o caso de pesquisadores profissionais ou científicos (para atividades que duram mais de dois anos), investidores (se o investimento for superior a US $ 50.000 para pessoas físicas ou US $ 200.000 para pessoas jurídicas) e diretores ou gerentes. Para obter mais informações sobre o seu caso específico, peça ajuda na embaixada ou consulado.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *