29/04/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Quais áreas podem se beneficiar mais da tokenização de ativos? | Opinião

5 minutos de lectura
Do mercado de capitais ao setor de saúde e varejo, Daniel Coquieri, da Liqi, mostra os impactos da tokenização no mundo O post Quais áreas podem se beneficiar mais da tokenização de ativos? | Opinião apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

No cenário em constante evolução do mercado financeiro, principalmente nos últimos anos, os avanços tecnológicos têm um papel vital na redefinição das maneiras pelas quais os ativos são gerenciados, negociados e compartilhados.

A tokenização de ativos emergiu como uma poderosa ferramenta, impulsionada pela tecnologia blockchain e DLT, que oferece uma oportunidade empolgante para aumentar a transparência nos fluxos de ativos e informações.

A melhor parte é que diversas áreas específicas podem se beneficiar desse novo paradigma de tokenização de maneiras diferentes, mas sempre atreladas à eficiência operacional e à transparência que a tecnologia proporciona.

 

Como diferentes áreas e setores podem se beneficiar da tokenização?

A tokenização de ativos transcende as fronteiras tradicionais e pode catalisar mudanças significativas em uma variedade de setores.

Os investidores e empresários do mercado financeiro estão se deparando com inúmeras oportunidades para impulsionar a transparência e a eficiência em áreas que antes eram caracterizadas por processos opacos e complexos.

Mercado de Capitais
No mercado de capitais, onde ações e títulos são negociados diariamente, a tokenização oferece uma nova abordagem para a propriedade e transferência de ativos.

A fragmentação das ações em tokens permite que os investidores comprem frações menores das empresas, tornando o mercado mais acessível.

Além disso, a transparência é amplificada, pois todas as transações são imutavelmente registradas na blockchain, eliminando assim a necessidade de intermediários em muitos casos.

Isso não apenas acelera os processos de negociação e liquidação, mas também reduz os riscos associados à falha de contrapartes.

Mercado Imobiliário
A tokenização também está causando uma revolução no mercado imobiliário.

A propriedade de imóveis frequentemente envolve altos custos e barreiras de entrada significativas. No entanto, a tokenização permite que os investidores comprem frações de propriedades, abrindo as portas para uma gama mais ampla de participantes.

Mais do que isso, todos os detalhes relevantes, desde contratos de locação até histórico de manutenção, podem ser registrados na blockchain, proporcionando transparência e confiabilidade na gestão da propriedade.

Além de maior eficiência no processo de Delivery versus Payment, devido ao uso de contratos inteligentes, neste setor como em todos os outros que envolvem a troca entre ativos e dinheiro.

Mercado de Commodities
Os mercados de commodities têm sido tradicionalmente voláteis e opacos. A tokenização de commodities como ouro, petróleo e grãos traz maior visibilidade e rastreabilidade aos fluxos de ativos.

Os investidores podem adquirir frações dessas commodities, diversificando seus portfólios com maior flexibilidade.

Além disso, a autenticidade e a proveniência das commodities podem ser verificadas de maneira transparente por meio de registros imutáveis na blockchain.

Supply Chain e Logística
A tokenização também desempenha um papel vital na revolução da cadeia de suprimentos e logística.

Ao transformar produtos físicos em tokens digitais, é possível rastrear a jornada de um item desde a origem até o destino final. Isso melhora a transparência, a autenticidade e a eficiência em toda a cadeia de suprimentos.

Os consumidores podem acessar informações detalhadas sobre a procedência e a qualidade dos produtos, incentivando práticas mais sustentáveis e éticas.

Gestão de Ativos
Para investidores e gestores de ativos, a tokenização oferece uma nova dimensão de transparência e diversificação.

Fundos de investimento podem ser tokenizados, permitindo que os investidores comprem frações de diversos ativos subjacentes. Isso não apenas aumenta a liquidez, mas também proporciona uma visão clara da composição do fundo.

A tokenização também pode revolucionar a gestão de ativos alternativos, como obras de arte e propriedades únicas, tornando esses investimentos mais acessíveis e transparentes.

Arte, Colecionáveis e Propriedade Intelectual
A tokenização está revolucionando a forma como interagimos com ativos intangíveis, como arte, colecionáveis e propriedade intelectual.

Ao tokenizar esses ativos, os investidores podem comprar frações e participar de mercados que antes eram inacessíveis. Porém, neste setor, o maior ganho é a transparência aprimorada, uma vez que o histórico de propriedade e autenticidade podem ser verificados na blockchain.

Isso democratiza o acesso a criações artísticas, a verificação de legitimidade de obras e estimula a inovação no campo da propriedade intelectual.

Setor de Saúde e Gestão de Identidade
No setor de saúde, a tokenização pode melhorar a interoperabilidade dos registros médicos, garantindo a autenticidade e a privacidade dos dados.

Além disso, a tokenização desempenha um papel crucial na gestão de identidade digital.

Identidades verificáveis e seguras podem ser criadas na blockchain, oferecendo uma solução mais confiável para autenticação e prevenção de fraudes, como já vem acontecendo em alguns estados do Brasil.

Conclusão
À medida que navegamos por um mundo financeiro em constante mudança, a tokenização de ativos se apresenta como um farol de transparência e eficiência.

Através dela, setores inteiros, desde o mercado imobiliário até a gestão de ativos e a saúde, estão experimentando uma transformação que promete nivelar o campo de jogo e empoderar investidores e empresários.

Como pessoas imersas no ecossistema de criptoativos e com um interesse genuíno no mercado financeiro, continuamos a acompanhar como a tokenização continua a desenhar novas fronteiras para um futuro mais transparente e conectado.

Sobre o autor
Daniel Coquieri é CEO da empresa de tokenização de ativos Liqi Digital Assets. Empreendedor do ramo da tecnologia, foi fundador da BitcoinTrade, uma das maiores corretoras de criptomoedas do Brasil.

Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo

O post Quais áreas podem se beneficiar mais da tokenização de ativos? | Opinião apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.
Crypto World