29/04/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Projetos estratégicos da FAB para a ciência e a tecnologia no Brasil – 27/09/2023

2 minutos de lectura
A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados discutiu no dia 27/9 as... O post Projetos estratégicos da FAB para a ciência e a tecnologia no Brasil – 27/09/2023 apareceu primeiro em Poder Aéreo – Aviação, Forças Aéreas, Indústria Aeroespacial e de Defesa.

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados discutiu no dia 27/9 as contribuições dos projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB) para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.
A deputada Luisa Canziani (PSD-PR) afirma que a FAB é pioneira na adoção de tecnologias avançadas em áreas como desenvolvimento de aeronaves, sistemas de comunicação, sensoriamento remoto e logística.
“A cooperação entre os setores público e privado em projetos desenvolvidos pela FAB estimula a inovação, cria empregos qualificados e fomenta o desenvolvimento científico”, diz a parlamentar.
Ela destaca ainda a importância da Força Aérea na formação de profissionais qualificados. “Um exemplo notável do comprometimento com a inovação é o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, uma das instituições de ensino mais renomadas do País.”
A audiência teve como palestrante o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate da Aeronáutica, major-brigadeiro do ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues.

FONTE: Agência Câmara de Notícias
NOTA DO EDITOR: destacamos algumas das telas apresentadas pelo presidente da COPAC. Por exemplo, as que tratam do memorando de entendimento assinado há alguns meses entre Embraer e Saab. O memorando, conforme a apresentação, abrange tanto o KC-390 quanto futuros desenvolvimentos do Gripen, com potencial envolvimento da empresa brasileira num sucessor (de quinta geração) do caça sueco – lembrando que um dos objetivos da transferência de tecnologia do programa F-X2 era a capacitação brasileira para projetar uma nova geração de caças.
Outras telas mostram as diversas empresas, instaladas no Brasil, envolvidas no fornecimento de itens e serviços para o Gripen e sobre o alcance da participação de empresas no KC-390, em território brasileiro. Dignas de nota também são as tela sobre países com maior possibilidade de comprarem o KC-390, e o que isso pode acarretar: a duplicação da cadência da linha de montagem do avião na Embraer.
O post Projetos estratégicos da FAB para a ciência e a tecnologia no Brasil – 27/09/2023 apareceu primeiro em Poder Aéreo – Aviação, Forças Aéreas, Indústria Aeroespacial e de Defesa.
militar