29/04/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Por que um ETF de Bitcoin está deixando as mineradoras de BTC ansiosas

5 minutos de lectura
Alguns mineradores temem que um ETF de Bitcoin possa desviar dinheiro das ações de mineradoras de BTC O post Por que um ETF de Bitcoin está deixando as mineradoras de BTC ansiosas apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Alguns mineradores temem que um ETF de Bitcoin possa desviar dinheiro das ações de mineradoras de BTC

Com o primeiro ETF de Bitcoin à vista dos EUA aparentemente se tornando uma realidade, parece que toda a indústria cripto está otimista sobre como tal produto poderia reforçar a legitimidade do Bitcoin no mundo dos investimentos, inflamar a adoção institucional e enviar o preço do BTC para a lua.

Na maior parte dos casos, isso inclui empresas de mineração de Bitcoin — empresas que administram grandes frotas de computadores dedicadas a proteger a rede Bitcoin e ganhar moedas recém-cunhadas. No entanto, um fato importante sobre o atual cenário de investimento em Bitcoin pode deixar os investidores em empresas de mineração um pouco preocupados.

“Estamos otimistas em relação aos ETFs e há indícios de que serão positivos”, disse Isaac Holyoak, Diretor de Comunicações da CleanSpark ao Decrypt. As ações de mineração, observou ele, tendem a herdar o impulso positivo do Bitcoin durante os períodos de alta.

Embora o próprio Bitcoin tenha aumentado mais de 100% este ano, as ações de mineradoras tiveram uma média de retornos ainda mais fortes – juntamente com outras empresas de BTC. Até agora, essas empresas agiram como movimentos de alavancagem regulamentados e mais tradicionais em BTC para investidores, na ausência de um ETF.

No entanto, é aí que reside o problema: embora os ETFs de Bitcoin possam parecer promissores, eles também podem sugar o capital das ações que os investidores até agora trataram como a próxima grande onda.

Por sua vez, a CleanSpark continua otimista, mantendo seu foco no preço do Bitcoin. “Desenvolvimentos recentes – tanto a falsa alegação de um ETF e a sugestão de um com a listagem da CUSIP — ambos estimularam um aumento no preço do bitcoin”, destacou Holoyak.

Como a maior parte da receita de uma empresa de mineração decorre de recompensas fixas em blocos BTC, um aumento no preço do BTC se traduz em uma receita mais alta denominada em Dólares Americanos para toda a indústria.

Antecipando preços futuros mais elevados, a CleanSpark tem aportado milhões de dólares em equipamentos de mineração este ano para garantir a maior vantagem competitiva.

Em um relatório da indústria de mineração de outubro compartilhado com o Decrypt, o analista do J.P. Morgan Equity, Reginald L. Smith, classificou a CleanSpark (CLSK) como uma ação com excesso de peso, graças a ter adquirido hardware e instalações a “preços com grandes descontos” e a administrar uma frota altamente eficiente. O CLSK aumentou 122% no acumulado do ano.

Outra empresa que está fazendo grandes investimentos em infraestrutura este ano é a Iris Energy (IREN) — uma mineradora focada em energias renováveis que está particularmente otimista com o próximo halving do Bitcoin. Smith também classificou as ações da Iris, que subiram 161% este ano, como ” acima do peso.”

“[A redução para metade] historicamente envolveu um catalisador de preços adicional à medida que as moedas se tornam ainda mais escassas”, disse Daniel Robert, cofundador e coCEO da Iris Energy. “Acrescente uma possível flexibilização das condições macromonetárias nos próximos 6-12 meses e poderemos ter um período muito interessante para o Bitcoin.”

Em relação a um ETF, Roberts observou que a aprovação da SEC poderia abrir “pools substanciais” de capital para o mercado de Bitcoin, agravando os efeitos de alta da redução pela metade e facilitando as condições macro.

Um ETF bitcoin à vista difere dos produtos de investimento Bitcoin existentes nos Estados Unidos, na medida em que as suas ações seriam diretamente reembolsáveis por um montante fixo de BTC detido pelo fornecedor e pelos seus parceiros.

“Um ETF à vista seria infinitamente preferível às opções de fundos no mercado hoje”, explicou o CEO da Hive Digital, Aydin Kilic, ao Decrypt. “Isso desbloquearia essa classe de ativos para investidores profissionais e contas de aposentadoria individuais.”

Uma das principais opções no mercado de ações hoje é o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), que tem taxas altas e não rastreia com precisão o preço do Bitcoin.

Atualmente, as ações do fundo são negociadas com desconto em relação às participações BTC subjacentes do fundo. Este desconto diminuiu ao longo do tempo, à medida que cresce a confiança de que os esforços do fundo para converter-se em um ETF Bitcoin à vista serão bem-sucedidos e desaparecerão inteiramente se/quando aprovados.

Embora alguns possam preferir comprar e manter pessoalmente o BTC, muitos investidores individuais podem se sentir menos confortáveis em comprar criptomoedas de plataformas específicas de cripto, que geralmente não são regulamentadas. Além disso, como Iris Roberts elaborou, o investimento físico em Bitcoin é totalmente impossível para muitas empresas maiores.

“Ambos os mandatos de investimento institucional, bem como os dos serviços gerais de corretagem de ações de varejo, muitas vezes proíbem o investimento de capital de clientes fora de instrumentos e Valores Mobiliários especificamente definidos”, disse ele. “É provável que um ETF resolva isso.”

Após o GBTC, algumas dessas opções incluem a exchange Coinbase (COIN.; + 120% YTD) e o ETF ProShares Bitcoin Strategy baseado em futuros (BITO; +64% YTD). Além deles, no entanto, estão as mais de uma dúzia de mineradoras de capital aberto que tiveram um bom desempenho contra o Bitcoin — até agora.

Em uma entrevista em um podcast esta semana, Smith, do J.P. Morgan, destacou as plataformas Marathon Digital e Riot — duas das maiores empresas de mineração de Bitcoin — como investimentos indiretos em Bitcoin que podem ser inferiores a um ETF.

“Isso lhe dá um jogo mais limpo no Bitcoin do que comprar a Riot ou Marathon”, disse ele. “Com esse tipo de compra, você está lidando com hashrates, interrupções, coisas assim.”

“Isso também poderia introduzir todo um outro reino de oportunidades de arbitragem, onde talvez seja mais barato comprar Bitcoin imediatamente e alavancar versus comprar indiretamente através de uma das mineradoras”, acrescentou.

Quando questionada sobre essa dinâmica, a empresa de mineração de Bitcoin e a operadora de pool Foundry reconheceu que um ETF poderia produzir “consequências negativas contraintuitivas” para a indústria.

“Nos últimos anos, as empresas de mineração têm sido usadas como procuradores para obter acesso à exposição ao Bitcoin nos mercados públicos”, disse Alex Altman, CFA e Gerente Sênior de Desenvolvimento Corporativo da Foundry. “Vai ser interessante ver como esses novos veículos de ETF afetarão as avaliações públicas das mineradoras, já que os investidores terão agora uma maneira mais direta e econômica de acessar essa classe de ativos digitais.”