28/04/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

O que é um ETF de Bitcoin à vista e por que os investidores dos EUA querem um?

3 minutos de lectura
Um ETF de Bitcoin à vista cria uma maneira simples e legalmente compatível de negociar o preço do Bitcoin, acessível em mercados com os quais os investidores já estão familiarizados O post O que é um ETF de Bitcoin à vista e por que os investidores dos EUA querem um? apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Um ETF de Bitcoin à vista cria uma maneira simples e legalmente compatível de negociar o preço do Bitcoin, acessível em mercados com os quais os investidores já estão familiarizados

Muitos dos curiosos em criptomoedas ainda veem a compra de Bitcoin em uma exchange cripto como um processo intimidante e pouco claro. Os aspectos técnicos da exploração de Bitcoin — como carteiras de criptomoedas, endereços de Bitcoin e chaves privadas — são confusos para os recém-chegados e assustam alguns investidores.

Tudo isso intensificou o apelo de um ETF, ou fundo de índice ou fundos negociados na Bolsa de Valores, de Bitcoin à vista (spot). Nos EUA, grandes instituições financeiras como a Blackrock, a Fidelity e a Invesco entraram com um pedido na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) para lançar ETFs. No entanto, a SEC ainda não aprovou um ETF de Bitcoin à vista.

Por outro lado, a batalha de dois anos da Grayscale para lançar um ETF de Bitcoin pode finalmente estar dando resultados positivos. No dia 29 de agosto de 2023, o Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para a região de DC ficou do lado da Grayscale sobre a SEC na tentativa da empresa cripto de lançar um ETF de Bitcoin. O preço do Bitcoin aumentou significativamente após a notícia.

A Europa teve mais sorte, com a Jacobi Asset Management, com sede em Londres, lançando o primeiro ETF Bitcoin da Europa no dia 15 de agosto de 2023. Já o Brasil possui ETFs de Bitcoin à vista listados na bolsa desde 2021.

O que é um ETF?

  • 💸 Um ETF é um veículo de investimento que é negociado publicamente, como uma ação, mas acompanha o desempenho de um ativo subjacente ou índice, em vez de uma empresa.
  • 🛢É uma forma de os investidores obterem exposição ao valor do seu ativo subjacente, como o ouro ou o petróleo.
  • 📈 Os ETFs são negociados em uma bolsa de valores tradicional e o seu valor deve subir quando o ativo aumenta de preço e cair quando diminui.

Você sabia?
O primeiro ETF foi lançado em 1993 e tornou-se popular como forma de os investidores individuais aplicarem em um grupo de ativos de uma só vez. Então, se você quisesse investir nas 500 maiores empresas dos EUA ao mesmo tempo, poderia comprar ações de um ETF S&P 500.

Um ETF de Bitcoin à vista funciona da mesma forma que qualquer outro ETF. Os investidores compram ações do ETF através de qualquer corretora que já usam para comprar ações e podem negociá-las da mesma forma que negociariam ações da Apple ou da Tesla.

Os ETFs de Bitcoin à vista acompanham o preço atual do Bitcoin, e devem agir em sintonia com as oscilações de preços do Bitcoin.

Por que a necessidade de um ETF de Bitcoin?

Então, por que os investidores não comprariam apenas Bitcoin?

Para a maioria dos investidores tradicionais, o Bitcoin e as criptomoedas em geral ainda parecem arriscados.

Além de ter regulamentos pouco claros em torno deles, possuir Bitcoin exige que o usuário mantenha uma carteira Bitcoin e confie nas exchanges cripto, que ainda são territórios inexplorados para pessoas não familiarizadas com o espaço e exigem um certo nível de autoeducação.

Manter o Bitcoin coloca o fardo da segurança diretamente sobre você, tornando-o responsável por manter suas próprias chaves privadas seguras (a menos que você queira confiá-las à exchange). Isso pode significar a compra de uma carteira de hardware para proteger o Bitcoin comprado, ou armazenar chaves privadas de uma forma segura. Você também teria que descobrir como fazer seus impostos para vendas de Bitcoin que resultaram em ganhos de capital.

Com um ETF de Bitcoin, os investidores não precisam se preocupar com chaves privadas, armazenamento ou segurança. Eles terão ações no ETF, assim como suas ações, e podem ganhar exposição ao mercado de criptomoedas sem ter que passar pelos obstáculos da compra e manutenção de criptomoedas.