29/05/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Legislador dos EUA pede o fim de todas as exportações de tecnologia para Huawei, SMIC após descoberta de chip em novo smartphone

2 minutos de lectura
Os comentários do influente congressista republicano Mike Gallagher vêm depois que a Huawei revelou o... O post Legislador dos EUA pede o fim de todas as exportações de tecnologia para Huawei, SMIC após descoberta de chip em novo smartphone apareceu primeiro em Forças Terrestres - Exércitos, Indústria de Defesa e Segurança, Geopolítica e Geoestratégia.

Os comentários do influente congressista republicano Mike Gallagher vêm depois que a Huawei revelou o smartphone Mate 60 Pro contendo um chip avançado
Fornecedores dos EUA receberam licenças no valor de bilhões de dólares para vender tecnologia à Huawei e SMIC, apesar das restrições comerciais

O Departamento de Comércio dos EUA deveria encerrar todas as exportações de tecnologia para a Huawei Technologies e a principal empresa de semicondutores da China após a descoberta de novos chips em telefones Huawei que podem violar as restrições comerciais, disse o presidente do comitê da Câmara dos Representantes sobre a China na quarta-feira.

Os comentários do deputado Mike Gallagher, um influente legislador republicano cujo comitê seleto pressionou o governo Biden a adotar uma postura mais dura no envio de tecnologia dos EUA para a China, ocorrem depois que a gigante chinesa de eletrônicos Huawei começou na semana passada a vender um telefone chamado Mate 60 Pro.

O telefone contém um chip que os analistas acreditam ter sido feito com um avanço tecnológico da Semiconductor International Manufacturing Corp (SMIC).

“Este chip provavelmente não poderia ser produzido sem a tecnologia dos EUA e, portanto, o SMIC pode ter violado a Regra de Produto Direto Estrangeiro do Departamento de Comércio”, disse Gallagher em comunicado. “Chegou a hora de acabar com todas as exportações de tecnologia dos EUA para a Huawei e SMIC para deixar claro que qualquer empresa que desrespeite a lei dos EUA e prejudique a nossa segurança nacional será excluída da nossa tecnologia.”

A Huawei foi colocada numa lista negra comercial em maio de 2019 por questões de segurança nacional, forçando os seus fornecedores norte-americanos e outros a obter uma licença especial para enviar mercadorias para ela. O SMIC foi adicionado à chamada lista de entidades em dezembro de 2020, devido ao receio de que pudesse desviar tecnologia avançada para utilizadores militares.

As restrições comerciais impostas à Huawei e à SMIC incluem a Regra de Produto Direto Estrangeiro, destinada a impedir qualquer empresa em qualquer lugar do mundo de usar ferramentas dos Estados Unidos para fabricar um chip para a Huawei.

Mas os fornecedores da Huawei e da SMIC receberam licenças no valor de milhares de milhões de dólares para vender tecnologia dos EUA às empresas, apesar de estarem nas listas comerciais, informou a Reuters anteriormente. Cerca de 90 por cento das licenças foram para vendas à SMIC.

O departamento do Departamento de Comércio dos EUA que supervisiona os controles de exportação não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

FONTE: Reuters

O post Legislador dos EUA pede o fim de todas as exportações de tecnologia para Huawei, SMIC após descoberta de chip em novo smartphone apareceu primeiro em Forças Terrestres – Exércitos, Indústria de Defesa e Segurança, Geopolítica e Geoestratégia.
militar