28/04/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Guerra na Ucrânia: EUA darão a Kiev mísseis ATACMS de longo alcance, diz mídia

3 minutos de lectura
O presidente dos EUA, Joe Biden, planeja fornecer à Ucrânia mísseis avançados de longo alcance... O post Guerra na Ucrânia: EUA darão a Kiev mísseis ATACMS de longo alcance, diz mídia apareceu primeiro em Forças Terrestres - Exércitos, Indústria de Defesa e Segurança, Geopolítica e Geoestratégia.

O presidente dos EUA, Joe Biden, planeja fornecer à Ucrânia mísseis avançados de longo alcance para ajudar Kiev em sua contraofensiva em curso, segundo reportagem da mídia dos EUA Eles citam autoridades dos EUA familiarizadas com o assunto dizendo que a Ucrânia receberá alguns mísseis ATACMS com alcance de até 300 km.
Isto permitiria a Kiev atingir alvos russos bem atrás da linha de frente.
Pelo menos dois mísseis ucranianos atingiram o quartel-general da frota russa do Mar Negro, na Crimeia anexada, na sexta-feira.
Uma fonte militar ucraniana disse à BBC que o ataque no porto de Sebastopol utilizou mísseis Storm Shadow, fornecidos pela Grã-Bretanha e pela França.
Esses mísseis têm um alcance de pouco mais de 240 quilômetros.
A NBC News e o Wall Street Journal citam autoridades americanas não identificadas dizendo que Biden disse ao seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, que Kiev receberia “um pequeno número” de mísseis ATACMS (Sistema de Mísseis Táticos do Exército). Os dois líderes se reuniram na Casa Branca na quinta-feira.
O WSJ acrescenta que as armas serão enviadas nas próximas semanas.
Entretanto, o Washington Post citou várias pessoas familiarizadas com as discussões que afirmaram que a Ucrânia iria armar o ATACMS com bombas de fragmentação em vez de ogivas únicas.
Nem os EUA nem a Ucrânia confirmaram oficialmente as reportagens.
Depois das conversações Biden-Zelensky, Washington anunciou uma nova parcela de 325 milhões de dólares (265 milhões de libras) em ajuda militar – incluindo artilharia e munições – para a Ucrânia. Os tanques Abrams dos EUA serão entregues a Kiev na próxima semana.
ATACMS
No entanto, ambos os presidentes foram evasivos na questão do ATACMS.
“Acredito que muito do que discutimos ontem com o presidente Biden… seremos capazes de chegar a um acordo”, disse Zelensky na sexta-feira durante uma visita ao Canadá.
“Sim, [isto é] uma questão de tempo. Nem tudo depende da Ucrânia”, acrescentou.
Há meses que Kiev tem pressionado para que o ATACMS reforce a sua dura e sangrenta contraofensiva no sul.
O documento afirma que as principais linhas de abastecimento russas, posições de comando e outros centros logísticos bem atrás da linha da frente estariam então a uma distância de ataque, forçando Moscou a afastá-los e dificultando assim o reabastecimento de tropas e armamento.
As posições russas nas regiões ocupadas da Ucrânia no sul – incluindo a Crimeia – seriam particularmente vulneráveis, afirma a Ucrânia.
O Presidente Vladimir Putin lançou uma invasão russa em grande escala à Ucrânia em Fevereiro de 2022, e a administração Biden inicialmente hesitou em fornecer à Ucrânia armamento moderno.
Mas desde então a sua posição mudou drasticamente, com Kiev recebendo sistemas de foguetes de longo alcance Himars de alta precisão e mísseis de defesa aérea Patriot.
O presidente Biden tem hesitado em relação ao ATACMS em meio a temores de que tais mísseis possam aproximar um confronto direto com a Rússia com armas nucleares.
FONTE: BBC
VEJA TAMBÉM: Ataque à base da Rússia no Mar Negro deixa dezenas de mortos e feridos, diz Ucrânia

O post Guerra na Ucrânia: EUA darão a Kiev mísseis ATACMS de longo alcance, diz mídia apareceu primeiro em Forças Terrestres – Exércitos, Indústria de Defesa e Segurança, Geopolítica e Geoestratégia.
militar