28/04/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Ex-executivos da FTX se unem para construir uma nova exchange de criptomoedas 12 meses após o colapso da FTX, apontam relatos

2 minutos de lectura
As exchanges de criptomoedas oferecem uma solução de autocustódia que integra uma técnica de computação multipartidária para garantir fundos.

As exchanges de criptomoedas oferecem uma solução de autocustódia que integra uma técnica de computação multipartidária para garantir fundos.

Vários ex-executivos da FTX se uniram para ajudar a construir uma nova exchange de criptomoedas em Dubai com um foco específico no que a FTX não conseguiu fazer – garantir os fundos dos clientes.

O ex-advogado da FTX, Can Sun, está liderando o caminho com a Trek Labs, uma startup com sede em Dubai que recebeu uma licença para oferecer serviços de criptomoedas na região no final de outubro. A Exchange Backpack é o nome sob o qual a Trek Labs oferecerá esses serviços.

Sun receberá o apoio do ex-funcionário da FTX, Armani Ferrante, que atua como CEO da holding da Trek nas Ilhas Virgens Britânicas, de acordo com uma reportagem de 11 de novembro do Wall Street Journal. Ferrante também administra a Backpack, uma carteira de criptomoedas que está integrada na Backpack Exchange.

A ex-vice-gerente jurídica de Sun na FTX, Claire Zhang, que também é esposa de Ferrante, faz parte da equipe executiva da Trek. No entanto, assim que a Trek realizar uma rodada de investimentos, Zhang planeja sair da empresa, pois trabalhou sem remuneração para «ajudar a iniciar a exchange», informou o WSJ.

Sun e Ferrante reiteraram que desejam usar as lições aprendidas com o fracasso da FTX em proteger os fundos dos clientes. A tecnologia da Backpack oferece uma solução de auto custódia que integra uma técnica de computação multipartidária (MPC) para garantir que os fundos permaneçam seguros. O MPC envolve normalmente várias partes aprovando uma transação antes que os fundos sejam movidos.

Também permitirá que os clientes da Backpack verifiquem seus fundos sempre que desejarem, disse Sun ao WSJ:

“Em um mundo pós-FTX, você precisa de confiança e transparência para criar uma verdadeira alternativa aos outros participantes.”

A Exchange Backpack está atualmente em beta, e um lançamento mais amplo ocorrerá ainda este mês, informou a empresa.

Sun foi testemunha no recente julgamento de fraude de Bankman-Fried, onde revelou que o ex-CEO da FTX procurou-o em busca de uma justificativa legal para a razão pela qual os fundos da FTX estavam na Alameda Research. Bankman-Fried foi condenado em todas as sete acusações relacionadas à fraude.

Sun disse que deixou o cargo de advogado geral da FTX no dia seguinte após Bankman-Fried lhe contar sobre o uso do dinheiro dos clientes.

“Isso foi contra tudo o que eu defendia e que me foi representado por Sam.”

O antigo império de Bankman-Fried combinava bilhões de dólares dos fundos dos clientes por meio da Alameda Research para fins de investimento. Cerca de US$ 9 bilhões em fundos de clientes desapareceram.