Um grupo de membros influentes do parlamento (MP) no Reino Unido aconselhou o governo a colaborar com aliados democráticos para abordar o potencial uso indevido da inteligência artificial (IA), enfatizando o objectivo de Londres de ser um ator-chave no avanço da tecnologia emergente.

Em 31 de agosto, o Comitê de Ciência, Inovação e Tecnologia (SITC), um órgão consultivo do governo, recomendou num relatório que a Grã-Bretanha se alinhasse com nações semelhantes que compartilham valores democráticos. Esta colaboração visa salvaguardar coletivamente contra intervenientes, sejam eles afiliados ao Estado ou não, que procuram utilizar indevidamente a IA para os seus objectivos.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, pretende convocar um grande encontro no início de novembro, reunindo líderes globais e líderes tecnológicos em Bletchley Park, um centro histórico de decifração de códigos da Segunda Guerra Mundial. O objetivo é estabelecer diretrizes para a IA, permitindo ao Reino Unido assumir um papel mais substancial na regulação e tornar-se um centro central para a indústria da IA.

O relatório destaca a capacidade da IA ​​de espalhar deepfakes, que podem enganar o público, e o risco de maus atores aproveitarem a tecnologia para desenvolver novas armas biológicas e químicas.

O Comitê de Cultura, Media e Desporto da Câmara dos Comuns  instou recentemente o governo a abandonar propostas que concedem aos criadores de IA acesso irrestrito para treinar os seus sistemas utilizando música, literatura e arte pré-existentes. Num relatório diferente, datado de 30 de Agosto, o comité advertiu que a proposta inicial do governo de isentar a extracção de textos e dados baseada na IA das protecções de direitos de autor poderia diminuir o valor das artes e da cultura, relegando-as a meros recursos para o avanço da IA.

Dentro do governo, surgiram discussões sobre a inclusão da China na reunião de novembro. Este encontro deverá reunir os líderes globais do Grupo dos Sete, juntamente com executivos do setor, conforme relatado pela Bloomberg, citando fontes conhecedoras do assunto.

O relatório do SITC aconselhou o governo a elaborar um projeto de lei sobre IA para deliberação durante a próxima sessão do parlamento em 7 de novembro. Se não o fizer, o Reino Unido poderá ficar para trás em outros esforços legislativos, nomeadamente as discussões em curso sobre a Lei de IA da UE, o afirma o relatório.

 

Siga o Cointelegraph Brasil para acompanhar as notícias em tempo real: estamos no Twitter, no Telegram, no Facebook, no Instagram e no YouTube, com análises, especialistas, entrevistas e notícias de última hora do mercado de cripto e blockchain no Brasil e na América Latina.