22/01/2025

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Candidato da extrema direita do Peru sobe para o segundo lugar nas pesquisas

3 minutos de lectura
O candidato presidencial peruano de extrema direita Rafael López Aliaga, do Partido Renovação Popular, subiu para o segundo lugar em uma pesquisa de intenção de voto para as eleições de 11 de abril

O candidato da extrema direita Rafael López Aliaga (c). EFE / Paolo Aguilar / Arquivo
(EFEI0500 /) Lima, 13 de março (EFE) .- O candidato presidencial peruano de extrema direita Rafael López Aliaga, do Partido Renovação Popular, subiu para o segundo lugar em uma pesquisa de intenção de voto para as eleições de 11 de abril, atrás do ex-deputado Yohny Lescano, que continua na frente.
López Aliaga tem 9,5% de intenção de voto segundo levantamento do Instituto de Estudos do Peru (IEP) divulgado neste sábado pelo jornal La República, há dois pontos percentuais a mais de uma semana, segundo outro levantamento da empresa Datum.
O voto no empresário e ex-vereador de Lima cresceu principalmente nos setores socioeconômicos mais elevados (17,8%), na região metropolitana de Lima (13,4%) e no voto masculino (11%).
O recorrente de 60 anos, leigo do grupo católico Opus Dei, tem tido uma presença intensa nos meios de comunicação, fruto das suas polémicas opiniões contra o actual presidente, Francisco Sagasti, bem como do aborto e da abordagem de género.

Por sua vez, o candidato de centro-esquerda Yonhy Lescano continua em primeiro nas pesquisas, com 13,9% no IEP, favorecido pelo arrasto que tem no sul do país (19,3%), naqueles com mais de 40 anos (16,3% ), e na votação dos setores socioeconômicos superiores e médios (16%).
O ex-legislador do Partido da Ação Popular também tem as preferências das áreas urbanas do país (14,7%) onde se concentra a votação, seguidas do leste e do centro do território (13%).
Em terceiro lugar da pesquisa aparece a candidata de Fuerza Popular, Keiko Fujimori, e na quarta a candidata de Juntos pelo Peru, Verónika Mendoza, praticamente empatados com 7,2% e 7%.

Fujimori, em sua terceira candidatura presidencial, enfrenta paralelamente uma ação tributária por lavagem de dinheiro e organização criminosa em decorrência de contribuições irregulares de empresas, como a Odebrecht, a suas campanhas anteriores, pelas quais pedem 30 anos de prisão contra ele .
As preferências de Fujimori continuam sendo em Lima (8,7%) e entre os setores socioeconômicos mais baixos (7,8%), enquanto os eleitores da esquerda Mendoza também estão entre os setores de menor renda (8,9%) e nas áreas rurais do país (8,6 %), principalmente no Sul (10,4%).
Outros candidatos que ainda disputam são o ex-prefeito George Forsyth (6,8%), o economista Hernando de Soto (5,7%), o legislador Daniel Urresti (4,5%), o professor Pedro Castillo (3,5%).), O empresário César Acuña (3,4%) , o ex-presidente Ollanta Humala (2,5%) e o ex-funcionário Julio Guzmán (2,3%), entre outros.

A pesquisa do IEP confirma que 16,6% do eleitorado não quer votar em nenhum candidato, 11,4% está indeciso, 2,2% votará falho e 0,4% não irá aos centros de votação.
A chefe de Estudos de Opinião do IEP, Patricia Zárate, declarou que o que se observa é “a ascensão de uma figura pública que opta pela mensagem fácil, ruidosa, que, dada a fragmentação existente, tem a possibilidade de passar para uma segunda rodada, por enquanto com cerca de 10% da intenção de voto ”.
«Um mês depois do primeiro turno, menos de um quarto dos eleitores parecem estar definindo quem vai disputar a presidência em junho», acrescentou Zárate ao La República.
Em sua opinião, “o voto mais ideológico ou programático, talvez o mais leal, está no cerne de alguns partidários dos acciopopulistas, de Fujimori e da esquerda. Mas isso não parece suficiente para colocá-los em segundo turno, exceto pela Ação Popular , «ele disse.
A pesquisa do IEP foi realizada por meio de ligações telefônicas a uma amostra de 1.221 pessoas em todo o país, entre os dias 8 e 11 de março, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,8%.

Fontes ARG, Fontes ARG