28/04/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Brasileirão Assaí 2023 chega à última rodada com definição de campeão e rebaixado

5 minutos de lectura
Jogos desta quarta-feira acontecerão de forma simultânea, a partir das 21h30; edição de 2023 apresenta média histórica de público, com mais de 26,5 mil pagantes por partida, e quase 10 milhões de torcedores nos estádios

Jogos desta quarta-feira acontecerão de forma simultânea, a partir das 21h30; edição de 2023 apresenta média histórica de público, com mais de 26,5 mil pagantes por partida, e quase 10 milhões de torcedores nos estádios

A melhor média de público da história (26,5 mil torcedores por partida), quase 10 milhões de ingressos vendidos, além de emoção do começo ao fim. O Brasileirão Assaí 2023 será encerrado nesta quarta-feira (6) numa grande festa do futebol nacional. Nesta noite, as 20 equipes entrarão em campo para decidir a classificação final da elite do futebol brasileiro. A 38ª rodada vai revelar aos torcedores o campeão da edição deste ano, assim como os classificados para a Libertadores, Sul-Americana e os rebaixados.

«O Brasileirão Assaí 2023 é uma celebração do futebol brasileiro. Juntamente com os clubes, atletas, treinadores e árbitros, a CBF faz neste ano uma edição histórica. Os torcedores confiaram no nosso trabalho e lotaram os estádios por todo o país numa demonstração inequívoca de amor ao futebol e da grandiosidade da competição. O campeonato chega ao final nesta noite com uma disputa emocionante pelo título e pelas vagas nas competições continentais do próximo ano. Isso mostra a força do histórico Brasileirão Assaí 2023», afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

RECORDE DE PÚBLICO DA HISTÓRIA

Além do alto nível demonstrado em campo, a Série A de 2023 também foi sucesso fora dos gramados. A competição apresenta uma média histórica de 26.538 pagantes por jogo, número sem precedentes para o torneio cujo recorde pertence a edição de 1983, com 22.953 por partida. Antes da rodada final, o campeonato nacional levou aos estádios 9.474.238 pagantes ao todo, e a estatística deve se aproximar dos dez milhões de torcedores.

Ao longo do ano, o Flamengo sempre esteve à frente nesse quesito, com 54.190 pagantes a cada duelo. À exceção de um jogo realizado em Cariacica (ES), todas as partidas do Rubro-Negro carioca tiverem a presença de mais de 40 mil torcedores. O time conta também com o maior público desta edição: 64.708 contra o Santos, no Mané Garrincha, em Brasília (DF). 

Outros seis times contaram com a média de 30 mil torcedores por confronto: São Paulo (44.199), Corinthians (38.409), Bahia (36.966), Palmeiras (33.198), Fortaleza (32.787) e Grêmio (31.385).

Flamengo celebra 128 anos de históriaFlamengo lidera a média de público do Brasileirão Assaí 2023
Créditos: Paula Reis/Flamengo

BRIGA PELO TÍTULO

Líder com 69 pontos, o Palmeiras apresenta boas chances de levantar o títulos. Para se tornar campeão, um empate contra o Cruzeiro basta para o time alviverde, que apresenta uma vantagem de 8 e 15 gols em relação a Atlético-MG e Flamengo, respectivamente.

Empatadas em 66 pontos, as equipes dependem de uma combinação de resultados para garantir a taça. No caso do Galo, deve vencer o Bahia fora de casa e torcer para que o Palmeiras seja derrotado pelo Cruzeiro no Mineirão. Ainda seria necessário tirar a diferença no saldo de gols. Para o Flamengo, o cenário é mais difícil, já que precisa das derrotas de Palmeiras e Atlético Mineiro, além de tirar a larga diferença no saldo diante do São Paulo, no Morumbi.

Respeitando as possibilidades, a CBF montou uma estratégia para levar três taças e um conjunto de medalhas diferentes às partidas dos times que ainda sonham com o título do Campeonato Brasileiro.

Taça Brasileirão Assaí 2023Medalhas para o futuro campeão do Brasileirão Assaí 2023
Créditos: Joilson Marconne / CBF

DISPUTA POR VAGA NA LIBERTADORES 

Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Grêmio, Botafogo e Red Bull Bragantino formam o G-6 e são as equipes classificadas para a Libertadores de 2024, Por enquanto, Botafogo e Red Bull Bragantino estão garantidos na Pré-Libertadores, mata-mata que antecede a fase de grupos da competição.

São Paulo e Fluminense conquistaram a vaga para a competição continental com os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, respectivamente.

LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO

Santos, Bahia e Vasco lutam para sair do Z-4 e permanecer no primeiro escalão do futebol brasileiro. Na 15ª posição om 43 pontos, a equipe santista garante a permanência na Série A com uma vitória contra o Fortaleza na Vila Belmiro. Mas, se empatar, deve torcer por tropeços de Bahia e Vasco. No pior dos cenários para o Peixe, um empate ou derrota do Bahia ou uma derrota do Vasco livram o time.

O Vasco enfrenta o Red Bull Bragantino, em São Januário, precisando de uma vitória para se garantir na próxima edição. Em caso de empate, a equipe carioca deve contar com um empate ou uma derrota do Bahia contra o Atlético-MG. Se o Bahia sair vitorioso, o time a secar passará a ser o Santos, que não poderá superar o Fortaleza.

Bahia, Santos e Vasco estão na briga contra o rebaixamentoBahia, Santos e Vasco estão na briga contra o rebaixamento
Créditos: Felipe Oliveira/EC Bahia, Raul Baretta/ Santos FC e Leandro Amorim/Vasco

Em 17º lugar com 41 pontos, o Bahia não depende mais de suas próprias forças. Necessita de uma vitória diante do Atlético-MG e um tropeço (derrota ou empate) de Santos e Vasco em seus jogos. Caso o Tricolor de Aço empate, precisa de uma derrota do Vasco para se salvar.

ARTILHARIA

Paulinho (Atlético Mineiro) teve ótimo desempenho na reta final do Brasileirão e assumiu a dianteira da artilharia, com 19 gols. Tiquinho Soares (Botafogo), que dominou em grande parte da competição, marcou 17 vezes,. Ele é seguido por Luis Suarez (Grêmio) e Hulk (Atlético Mineiro), que têm 15 cada.

Paulinho - Atlético MineiroPaulinho é o artilheiro do Brasileirão Assaí com 19 gols
Créditos: Pedro Souza / Atlético

VOTAÇÃO ABERTA

A CBF abriu nesta semana a votação para a eleição do Time do Campeonato, Craque, Melhor Treinador e Revelação. Os vencedores serão definidos por jornalistas de todo o Brasil, assim como capitães e treinadores dos 20 clubes da Série A.

CONFIRA OS JOGOS DA 38ª RODADA DO BRASILEIRÃO ASSAÍ 2023

Goiás x América Mineiro – Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)

Fluminense x Grêmio – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Vasco x Red Bull Bragantino – São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

São Paulo x Flamengo – Morumbi, em São Paulo (SP)

Santos x Fortaleza – Vila Belmiro, em Santos (SP)

Cruzeiro x Palmeiras – Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Internacional x Botafogo – Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Coritiba x Corinthians – Couto Pereira, em Curitiba (PR)

Bahia x Atlético Mineiro – Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Cuiabá x Athletico Paranaense – Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)