29/04/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Assista: eclipse parcial é visto a partir do Rio Grande do Sul; VÍDEO

2 minutos de lectura
Fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol. O início do eclipse parcial foi às 15h41. Em Porto Alegre, ele teve seu pico às 16h47. O Brasil pode acompanhar, neste sábado (14), o eclipse anular do Sol. No Rio Grande do Sul, o fenômeno será parcial, ou seja, quem olhar para o céu verá o Sol "mordido" pela Lua (confira, acima, a transmissão do Observatório Especial Heller & e Jung, localizado em Taquara). O eclipse total poderá ser visto a partir das regiões Norte e Nordeste. Esse fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um "anel de fogo" no céu. Atenção: nunca olhe diretamente para o Sol. Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. Nada de usar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos. O início do eclipse parcial foi às 15h41. Em Porto Alegre, ele teve seu pico às 16h47. Eclipse parcial é visto a partir do Rio Grande do Sul Próximos eclipses O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo fenômeno deste tipo ocorrerá em 02 de outubro de 2024, mas será visto no extremo sul da América do Sul e em áreas no oceano Pacífico. O alinhamento de Lua, Terra e Sol volta a surgir no céu em 17 de fevereiro de 2026, mas só será visível praticamente na Antártica. Em 6 de fevereiro de 2027, ele poderá ser visto só lá no Chuí, no sul do Rio Grande do Sul. Eclipse parcial no Rio Grande do Sul RBS TV/Reprodução Entenda o que é um eclipse assistindo ao vídeo abaixo: O que é um eclipse? VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol. O início do eclipse parcial foi às 15h41. Em Porto Alegre, ele teve seu pico às 16h47.

O Brasil pode acompanhar, neste sábado (14), o eclipse anular do Sol. No Rio Grande do Sul, o fenômeno será parcial, ou seja, quem olhar para o céu verá o Sol «mordido» pela Lua (confira, acima, a transmissão do Observatório Especial Heller & e Jung, localizado em Taquara). O eclipse total poderá ser visto a partir das regiões Norte e Nordeste.

Esse fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um «anel de fogo» no céu.

Atenção: nunca olhe diretamente para o Sol. Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. Nada de usar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos.

O início do eclipse parcial foi às 15h41. Em Porto Alegre, ele teve seu pico às 16h47.

Próximos eclipses

 

O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo fenômeno deste tipo ocorrerá em 02 de outubro de 2024, mas será visto no extremo sul da América do Sul e em áreas no oceano Pacífico.

O alinhamento de Lua, Terra e Sol volta a surgir no céu em 17 de fevereiro de 2026, mas só será visível praticamente na Antártica. Em 6 de fevereiro de 2027, ele poderá ser visto só lá no Chuí, no sul do Rio Grande do Sul.