29/04/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Argentina dá um salto rumo ao desconhecido com Javier Milei como presidente

2 minutos de lectura
Milei defende dolarização da economia e o fechamento do Banco Central, ao mesmo tempo em que realiza cortes drásticos nas despesas públicas The post Argentina dá um salto rumo ao desconhecido com Javier Milei como presidente appeared first on InfoMoney.

Javier Milei, presidential candidate for the Liberty Advances (LLA) party, center, departs a polling station during the runoff presidential election in Buenos Aires, Argentina, on Sunday, Nov. 19, 2023. Argentines are heading to the polls to pick between two presidential candidates with profoundly distinct plans to pull their country from the brink of economic catastrophe.

Milei defende dolarização da economia e o fechamento do Banco Central, ao mesmo tempo em que realiza cortes drásticos nas despesas públicas

O forasteiro libertário Javier Milei ganhou a presidência da Argentina prometendo uma mudança radical para corrigir décadas de má gestão política, uma estratégia que repercutiu numa população que sofria sob uma economia em queda livre, um colapso monetário prolongado e uma das maiores taxas de inflação do mundo.

Com 93% dos votos contados após o segundo turno das eleições de domingo, Milei levou 56% dos votos contra 44% para o ministro da Economia, Sergio Massa, da atual coalizão peronista de esquerda, de acordo com a autoridade eleitoral oficial.

Massa fez um discurso a apoiadores em Buenos Aires. “Os argentinos escolheram outro caminho”, disse.

O resultado confere a Milei um mandato para cumprir promessas de campanha, incluindo a troca do peso pelo dólar americano e o encerramento do Banco Central, ao mesmo tempo que realiza cortes drásticos nas despesas públicas, numa tentativa de tirar 46 milhões de habitantes do mal-estar social.

No entanto, o tipo de terapia de choque de Milei coloca a Argentina num caminho de profunda incerteza, com alguns economistas alertando que dolarizar a economia de US$ 622 bilhões, numa altura em que as reservas internacionais estão esgotadas, poderia levar a nação sul-americana a outro surto de hiperinflação.

Entretanto, responsáveis ​​do Fundo Monetário Internacional (FMI) apelaram ao próximo governo para que reinicie rapidamente a economia, sublinhando que não há tempo para políticas graduais.

O fato de os argentinos terem optado por uma mudança radical em vez da continuidade oferecida por Massa e pelo outrora conquistador movimento peronista é uma prova da dor que sentem à medida que a inflação galopa para 143%, roubando seu poder de compra.

O economista libertário deu a resposta mais clara, embora mais arriscada, à realidade quotidiana da aceleração desenfreada dos preços, o maior problema dos eleitores.

A atenção irá agora voltar-se para a forma como Milei implementa as suas medidas mais contestadas com apenas um punhado de representantes num congresso fragmentado e um eleitorado impaciente, com mais de 40% dos argentinos abaixo do limiar da pobreza. Ele assumirá o cargo em 10 de dezembro.

Antes disso, o Banco Central quase ficou sem reservas internacionais para sustentar o peso, o que significa que se espera uma grande desvalorização da moeda a qualquer momento.

Segunda-feira é feriado na Argentina, mas os ativos offshore do país serão negociados nos mercados internacionais.

No seu discurso de concessão, Massa também apelou a Milei para se encontrar com o presidente Alberto Fernandez para iniciar “um plano de transição” para garantir a certeza econômica e estabelecer uma direção política e institucional para o país.