29/03/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Alemanha, França e Itália suspendem uso da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19.

2 minutos de lectura
Ministério da Saúde alemão teria informado que medida é para precaução, diante de relatos de formação de coágulos The post Alemanha, França e Itália suspendem uso da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19, diz jornal appeared first on InfoMoney.

SÃO PAULO – Alemanha, França e Itália informaram nesta segunda-feira (15) que suspenderão o uso da vacina contra Covid-19 da Oxford/AstraZeneca, desenvolvida pela universidade e pelo laboratório britânicos. As informações são do jornal britânico The Guardian.
O ministro da Saúde alemão teria informado que a medida é uma precaução, diante dos relatos de formação de coágulos em pessoas que receberam a vacina.
“Após relatos de trombose em veias cerebrais ligados com a vacinação na Alemanha e em toda a Europa, o Paul Ehrlich Institute [autoridade de vacinação alemã] considera que mais investigações são necessárias”, disse o ministro Jens Spahn.
A Agência Europeia de Medicamentos, espécie de Anvisa da União Europeia, “decidirá se novas informações afetarão a autorização da vacina”, completou o ministro. Há apenas algumas horas, o ministério da Saúde alemão havia relatado que continuaria a usar o imunizante.
Depois da Alemanha, França e Itália também anunciaram a suspensão de uso do imunizante. Os países também informaram que aguardam um posicionamento da Agência Europeia de Medicamentos, segundo o The Guardian.
Países como Dinamarca e Noruega já anunciaram uma suspensão pelo menos temporária de vacinação com a Oxford/AstraZeneca.
A medida dos países escandinavos veio depois de a Áustria parar de usar um lote da vacina, enquanto investiga uma morte provocada por disfunções relacionadas a coágulos e um caso de embolia pulmonar.
Na época, alguns especialistas em saúde disseram haver poucas evidências a sugerirem que a vacina da AstraZeneca não deve ser aplicada e que os casos de coágulos sanguíneos estão em linha com as taxas de casos deste tipo na população em geral.
A AstraZeneca disse em comunicado enviado à Reuters que a segurança de sua vacina foi amplamente estudada em testes com humanos e dados revisados por outros cientistas confirmaram que a vacina foi, no geral, bem tolerada.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acompanha e busca informações junto às autoridades internacionais sobre possíveis eventos adversos relacionados ao uso da vacina Oxford/AstraZeneca, informou o órgão à Reuters na quinta-feira (11).
Até aquele momento, o Ministério da Saúde não havia se manifestado sobre os relatos quanto aos efeitos da vacina nos países europeus.

 

Fuentes BR, InfoMoney BR