TJ-PI lança JuLIA: Inteligência Artificial ligada ao WhatsApp para facilitar acesso da população à Justiça
2 minutos de lecturaO sistema JuLIA é resultado de nove meses de trabalho e contempla tanto a otimização dos processos internos do tribunal quanto a melhoria no atendimento aos juízes e partes envolvidas.
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) lançou, nesta quarta-feira (11), o sistema JuLIA (Justiça AuxiLiada pela Inteligência Artificial). O objetivo desse projeto é otimizar a rotina do tribunal e automatizar tarefas, trazendo maior eficiência e acessibilidade à Justiça.
Desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do Tribunal, o OpalaLab, a JuLIA é uma solução computacional projetada para aprimorar os processos jurídicos.
De acordo com Dimmy Magalhães, servidor do OpalaLab, o sistema JuLIA é resultado de nove meses de trabalho e contempla tanto a otimização dos processos internos do tribunal quanto a melhoria no atendimento aos juízes e partes envolvidas.
“Nós definimos a JuLIA como um conjunto de soluções de inteligência computacional que trabalha coordenado, visando melhorar a eficiência e a acessibilidade da justiça piauiense”, destacou.
O sistema é composto por quatro áreas principais: processual, análise de dados, acesso à informação e comunicação ativa.
A principal função do sistema é a comunicação ativa, integrada ao WhatsApp. A ferramenta permite que a Justiça se comunique de maneira rápida e eficiente, assemelhando-se ao modelo do ChatGPT. Ela tem a capacidade de responder questões sobre o próprio Tribunal, a base de dados do sistema está alimentada com 2,2 bilhões de dados.
Por meio do uso de inteligência artificial e processamento de linguagem fácil, a JuLIA fornece informações sobre o tribunal e o progresso dos processos.
Intimação automática
Uma das funcionalidades é a intimação automática. O módulo de intimação da JuLIA identifica qualquer julgamento, colegiado ou monocrático, calcula o prazo de Intimação e movimenta o processo no PJe. Os processos serão intimados automaticamente em menos de 24 horas no projeto piloto.
Benefícios
Dimmy Magalhães destaca que processos que demoravam até um ano para serem baixados, agora são identificados e baixados em poucos dias. Além disso, a JuLIA irá contribuir para reduzir custos, melhoria das métricas de qualidade da prestação jurisdicional e maior proximidade com a população.