23/12/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Saída de CZ da Binance representa ‘o fim de uma era’, diz Charles Hoskinson

3 minutos de lectura
O fundador da Cardano afirmou que os empreendedores do setor de criptomoedas deverão cumprir as leis ou adotar sistemas completamente descentralizados no futuro.

O fundador da Cardano afirmou que os empreendedores do setor de criptomoedas deverão cumprir as leis ou adotar sistemas completamente descentralizados no futuro.

Em um vídeo divulgado em 22 de novembro no YouTube, o fundador da Cardano, Charles Hoskinson, refletiu sobre a notícia de que o CEO da Binance, Changpeng «CZ» Zhao, havia deixado o comando da exchange. Hoskinson afirmou que o evento representou «o fim de uma era.» Ele também acrescentou que os empreendedores precisarão cumprir as leis ou então desenvolver protocolos totalmente não permissionados e que sejam capazes de contornar a regulamentação.

O Fim de uma Era

— Charles Hoskinson (@IOHK_Charles)

No vídeo, Hoskinson afirmou que a CZ era «parte de uma classe de empreendedores do espaço das criptomoedas que realmente simbolizava a aceleração, o crescimento e a inovação.» Nos primeiros dias das criptomoedas, os traders de Bitcoin

BTC

tickers down

R$184.682

usavam planilhas para fazer negociações e enviavam fundos para comprar a criptomoeda via PayPal, disse Hoskinson. Esse período representou a «primeira onda» de inovação no espaço. CZ e a Binance surgiram durante a «segunda onda» em 2017 e se tornaram um «Leviatã em nossa indústria.»

«Ele [CZ] foi um dos maiores empreendedores do nosso tempo», afirmou Hoskinson, acrescentando que «trilhões de dólares em ativos foram movimentados por meio de sua exchange.»

No entanto, Hoskinson alertou que o mundo está mudando e que os empreendedores não poderão mais usar sistemas centralizados e, ao mesmo tempo, não atuar de acordo com as regulamentações. Isso se deve ao fato de que «os Estados Unidos têm um regime financeiro que basicamente foi transformado em uma arma», e esse regime não permitirá que os empreendedores abram mercados que permitam que «os inimigos dos Estados Unidos basicamente negociem e realizem determinadas coisas.»

Hoskinson afirmou que o mundo está se tornando «multipolar», o que tem feito com que muitos países reneguem esse sistema liderado pelos EUA. Em sua opinião, isso está deixando as criptomoedas «no limbo», resultando em incidentes como o acordo judicial da Binance.

Ele sugeriu que o governo dos EUA provavelmente avançará com seus esforços para regulamentar os serviços de criptomoedas, incluindo eventualmente «bater» ou tentar colocar restrições em carteiras externas. No entanto, ele também afirmou que os inovadores «ainda têm muito poder», o qual pode ser usado para promover a liberdade e, ao mesmo tempo, mitigar algumas das preocupações dos reguladores.

Hoskinson sugeriu que a Midnight, uma rede destinada a facilitar transações baseadas em leis algorítmicas, pode fornecer parte da solução para o problema da regulamentação governamental das criptomoedas.

Em 21 de novembro, o Departamento de Justiça dos EUA anunciou que CZ e a Binance haviam selado um acordo judicial relacionado a acusações criminais de violação da Lei de Sigilo Bancário dos EUA. No mesmo dia, CZ anunciou que estava deixando o cargo de CEO da exchange e pagou uma fiança de US$ 15 milhões a um tribunal distrital dos Estados Unidos para ser liberado da custódia. A audiência de sentença de CZ está marcada para 23 de fevereiro de 2024. Hoskinson se referiu a CZ como «um amigo» e «um bom homem» no vídeo.