Nucoin: Criptomoeda do Nubank tem 13 milhões de investidores, revela novo painel
3 minutos de lecturaO Nubank, uma dos maiores bancos digitais do mundo, anunciou o lançamento de um painel de métricas, também conhecido como block explorer, para a Nucoin, criptomoeda própria do Nubank.
De acordo com comunicado enviado ao Livecoins, o foco do novo painel é dar transparência às informações relacionadas à moeda digital, baseada em blockchain própria e desenvolvida para servir como token de utilidade (utility token) dentro do programa de fidelidade do NuBank.
Com essa primeira versão do Nucoin Explorer, os investidores da Nucoin terão acesso a um painel com informações públicas, em tempo real, sobre indicadores-chave, como dados gerais, que incluem número de detentores e transações; dados de negociação, como preço e liquidez; e dados econômicos e de tokenização como, por exemplo, a quantidade de Nucoins já comprometida dentro de cada uma das reservas detalhadas no litepaper.
13 milhões de investidores
Conforme os dados do explorador, a Nucoin tem 13.2 milhões de investidores atualmente, que realizaram juntos 517 milhões de transações. Além disso, o painel mostra que o valor total de mercado da moeda é de R$ 91 milhões.
O volume de informações disponibilizadas pela plataforma deve evoluir gradualmente conforme novas versões forem lançadas, disse o NuBank.
“O Nucoin Explorer é mais uma etapa de evolução do Nucoin, garantindo maior transparência aos usuários do programa de fidelidade, que são os verdadeiros donos dos Nucoins e que podem acompanhar o funcionamento do programa de forma jamais feita no mercado de fidelidade. Além disso, pela primeira vez mostramos ao público o quanto nosso ecossistema já cresceu, atingindo mais de 13 milhões de usuários cadastrados — cada um com seu próprio endereço de carteira na blockchain — em apenas 8 meses após o seu lançamento”, diz Fernando Czapski, gerente geral do Nucoin.
Nucoin explorer
A ferramenta deve receber novas funcionalidades ao longo do tempo. “Sabemos que ainda temos muito pela frente para aumentar a transparência da nossa blockchain como, por exemplo, disponibilizar consultas a carteiras e transações individuais. Estamos trabalhando nisso e vamos continuar evoluindo a plataforma gradualmente ao longo dos próximos meses”, reforça Czapski.
Nucoin explorer
Nucoin explorer
NuCoin
Anunciado no final de 2022, a Nucoin foi desenvolvida a partir de um processo criativo descentralizado, reunindo contribuições de membros-chave da NuCommunity e de especialistas em moedas digitais.
A partir de março de 2023, a criptomoeda passou a ser oferecida gradualmente aos clientes do Nubank no Brasil. Inicialmente, a companhia é a primeira patrocinadora do protocolo e, por isso, oferece Nucoins e benefícios aos detentores do token por meio de seu aplicativo.
“A proposta do programa Nucoin é reinventar o que hoje conhecemos como programa de fidelidade com todos os benefícios da tecnologia blockchain. Ao longo do tempo, planejamos trazer outros patrocinadores além do Nubank para expandir a rede com marcas de diversos segmentos”, observa Fernando Czapski.
De acordo com o Nubank, os clientes têm a opção de congelar seus Nucoins para subir de nível no programa e desbloquear mais benefícios (como receber de volta mais Nucoins e/ou bilhetes para concorrer a prêmios) ou, ainda, trocar seus Nucoins por dinheiro com o Nucoin Liquidity Pool.
Com o tempo, clientes que congelarem seus Nucoins terão mais benefícios disponíveis, tanto dentro da plataforma Nubank como com parceiros externos que ingressarão na rede de fidelidade.
Ganhando recompensas
Para os clientes Nubank no Brasil, ganhar recompensas usando Nucoin é um processo simples e direto, que ocorre dentro do próprio aplicativo do Nubank. Por meio dele, os clientes podem:
Receber um airdrop inicial: todo cliente, ao se cadastrar no programa, recebe um número inicial de Nucoins de boas-vindas, como reconhecimento por seu relacionamento com o Nubank;
Comprar e vender Nucoins dentro do app do Nubank;
Cashback em Nucoin: clientes a partir do Nível 2 do programa recebem Nucoins adicionais em todos os gastos com os cartões de débito e/ou crédito do Nubank, assim como na compra de criptomoedas através da experiência Nubank Cripto disponível no app.