Mais alto que Bruno Mars, robô humanoide está pronto para ocupar fábricas
2 minutos de lecturaImagine um futuro em que todas as atividades chatas e entediantes não são feitas por você ou ao menos que você não tenha companhia daquele seu colega que não para de falar durante a execução de uma tarefa importante.
Imaginou? Pois esse momento está mais próximo do que você imagina — e com um robô chamado Apollo — desenvolvido por uma equipe da startup de robótica Apptronik, sediada em Austin, no Texas (EUA).
Apresentado ao mundo em 23 de agosto, o Apollo 1 é o primeiro trabalhador humanoide funcional da história e pode ser em breve seu colega de trabalho. Isto porque ele já provou conseguir operar com autonomia em uma fábrica descarregando caixas em uma esteira transportadora, assim como seus colegas ou conhecidos fazem atualmente.
Por enquanto, ele ainda não pode lavar pratos ou trabalhar em plataformas de petróleo embarcado, mas está no caminho.
“O objetivo é construir um robô que possa fazer milhares de coisas diferentes. É uma atualização de software longe de realizar uma nova tarefa ou um novo comportamento”, diz o CEO da Apptronik, Jeff Cárdenas, à CNN.
Para ele, ao invés de robôs mega especializados que servem um único propósito, ele queria que o Apollo fosse o “iPhone dos robôs”, conforme a CNN.
Tudo isso com um design que parece bastante certo, mais ou menos como o próprio iPhone sentiu quando você o segurou na mão pela primeira vez, descreve a revista Fast Company.
Para chegar nesse ponto agradável foi preciso um trabalho árduo para que Apollo fosse o mais amigável possível e longe de parecer querer te exterminar, como muitos filmes de ficção científica nos faz pensar sobre os robôs humanoides.
Tecnologia e ciencia