Primeira aeronave com brasileiros repatriados de Israel chega ao Brasil
2 minutos de lecturaMais de 200 repatriados retornaram ao país em uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira na madrugada desta quarta-feira (11/10)
O coração acelera. O vento, símbolo da liberdade, bate no rosto e oferece a sua especial recepção. Sons e imagens da terra natal, que antes faziam parte apenas da imaginação, agora são realidade. Essas foram algumas das sensações dos 211 brasileiros que embarcaram emocionados de Israel para o Brasil, nessa terça-feira (10/10), no KC-30, a primeira aeronave enviada pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Levando conforto e paz, em um cenário de guerra e ao canto do Hino Nacional, o primeiro voo de repatriação decolou de Tel Aviv, cidade na costa israelense do mar Mediterrâneo, às 14h13 (horário de Brasília), com destino à capital federal, e pousou no Brasil durante a madrugada desta quarta-feira (11/10). Na ocasião, estiveram presentes o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, a Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, além de outras autoridades civis e militares.
De acordo com o Comandante da Aeronáutica, o objetivo é repatriar 900 nacionais até domingo (15/10). “A primeira parte do primeiro grupo de missões foi concluída. Essa é uma das maiores missões de repatriação de brasileiros da história da Força Aérea Brasileira”, informou.
O voo de retorno dos brasileiros foi iniciativa do Governo Federal sob coordenação dos Ministérios das Relações Exteriores e Ministério da Defesa. Os regatados manifestaram interesse em retornar em razão do conflito na região iniciado no fim de semana.
Um dos passageiros, o psicanalista Egon Laufe, falou sobre o sentimento de retornar ao Brasil. “Bom, nós tivemos um atendimento da Força Aérea que foi excepcional. A sensação é de alívio, um grande alívio voltar para casa, estar nesse lugar tão abençoado que é o Brasil”, comentou.
A nutricionista Gabriela de Oliveira Palma parabenizou à FAB pela missão. ‘Saber que o meu país estava vindo me buscar, que tinha essa possibilidade de me trazer para minha casa, para os meus familiares, fez eu me sentir muito feliz, muito agradecida e não tenho palavras para descrever como eu estou agora”, ressaltou.
A FAB ainda atenderá à demanda com previsão de mais quatro voos: um com chegada no Rio de Janeiro, na noite de quinta (12/10); outro com escala em Recife e destino final em Guarulhos (SP), na manhã da sexta (13/10); o quarto pousando no Rio de Janeiro, na noite de sexta (13/10); e o outro, para chegar no Rio de Janeiro, no sábado (14/10).
Para realizar o translado dos primeiros passageiros resgatados, de Brasília para o Rio de Janeiro, também foram utilizadas duas aeronaves da FAB: um KC-390 Millennium e um VC-99.
FONTE: Força Aérea Brasileira