21/11/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Crise nuclear do Irã: Teerã vai enriquecer urânio a 20%, diz ONU

3 minutos de lectura
O Irã pretende começar a enriquecer urânio com pureza de 20%, afirma o órgão atômico da ONU – sua violação mais significativa de um acordo nuclear internacional até agora. Isso permanece abaixo dos 90% necessários para fazer uma bomba nuclear. Mas, segundo o acordo de 2015, o Irã deveria manter o enriquecimento abaixo de 4%. […] O post Crise nuclear do Irã: Teerã vai enriquecer urânio a 20%, diz ONU apareceu primeiro em Forças Terrestres - ForTe.

O Irã pretende começar a enriquecer urânio com pureza de 20%, afirma o órgão atômico da ONU – sua violação mais significativa de um acordo nuclear internacional até agora.

Isso permanece abaixo dos 90% necessários para fazer uma bomba nuclear. Mas, segundo o acordo de 2015, o Irã deveria manter o enriquecimento abaixo de 4%.

O Irã começou a violar o acordo depois que o presidente Trump tirou os EUA dele e impôs sanções paralisantes.

No entanto, o Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e China esperam que ele possa ser revivido.

O que o Irã está planejando?
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse que o Irã a informou sobre seus planos de enriquecimento com pureza de até 20% em sua Fábrica de Enriquecimento de Combustível Fordow, uma instalação construída no fundo de uma montanha.

Mas a agência acrescentou: “A carta do Irã à agência … não dizia quando essa atividade de enriquecimento ocorreria.”

O Irã ultrapassou o limite de pureza de 3,67% imposto pelo acordo nuclear em 2019, mas o nível de enriquecimento permaneceu estável em 4,5% desde então.

No entanto, o aumento para 20% foi determinado em uma lei aprovada pelo parlamento do Irã no mês passado em resposta ao assassinato do principal cientista nuclear do país, Mohsen Fakhrizadeh.

O projeto de lei exigia que o governo iraniano retomasse o enriquecimento de urânio para 20% se as sanções aos setores financeiro e de petróleo do país não fossem abrandadas em dois meses.

Também determinou o bloqueio de inspetores da ONU das instalações nucleares do Irã em Natanz e Fordow.

O que é urânio enriquecido?
O urânio enriquecido é produzido alimentando-se o gás hexafluoreto de urânio em centrífugas para separar o isótopo mais adequado para a fissão nuclear, chamado U-235.

O urânio pouco enriquecido, que normalmente tem uma concentração de 3-5% de U-235, pode ser usado para produzir combustível para usinas nucleares comerciais.

O urânio altamente enriquecido tem uma concentração de 20% ou mais e é usado em reatores de pesquisa. O urânio para armas é 90% enriquecido ou mais.

Por que os limites ao enriquecimento de urânio são importantes?
Observadores dizem que o aumento do enriquecimento pode encurtar o “tempo de ruptura” do Irã – o tempo que teoricamente levaria para desenvolver uma bomba nuclear.

O Irã insiste que seu programa nuclear é exclusivamente para fins pacíficos.

Mas as suspeitas de que o Irã estivesse desenvolvendo uma bomba nuclear levaram a UE, os EUA e a ONU a impor sanções em 2010.

O acordo de 2015 – assinado com a China, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido e os EUA – foi projetado para restringir o programa de uma forma verificável em troca de alívio das sanções.

Quais são as perspectivas de reviver o negócio?
O presidente Trump retirou-se do acordo em maio de 2018, chamando-o de “decadente e podre”.

Mas o presidente eleito Joe Biden disse que retornaria os EUA ao acordo – negociado sob o presidente Obama – e suspenderia as sanções se o Irã voltasse a “cumprir estritamente o acordo nuclear”.

Biden, que deve tomar posse como presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro, disse ao New York Times no ano passado que “vai ser difícil”, mas que “a última coisa de que precisamos naquela parte do mundo é um aumento da capacidade nuclear “.

Por sua vez, o Irã manifestou interesse em mais uma vez cumprir o acordo, caso haja um retorno à plena implementação pelos EUA.

Se Biden “retornar à situação como era em 2017, então nós também faremos”, disse o presidente iraniano Hassan Rouhani em dezembro.

FONTE: BBC

O post Crise nuclear do Irã: Teerã vai enriquecer urânio a 20%, diz ONU apareceu primeiro em Forças Terrestres – ForTe.