28/04/2024

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Ucrânia emprega mísseis ATACMS fornecidos pelos EUA pela primeira vez, diz Zelensky

3 minutos de lectura
Arma de longo alcance ‘executada com muita precisão’ em ataque a duas bases aéreas em... O post Ucrânia emprega mísseis ATACMS fornecidos pelos EUA pela primeira vez, diz Zelensky apareceu primeiro em Forças Terrestres - Exércitos, Indústria de Defesa e Segurança, Geopolítica e Geoestratégia.

Arma de longo alcance ‘executada com muita precisão’ em ataque a duas bases aéreas em território controlado pela Rússia

Os militares da Ucrânia utilizaram pela primeira vez mísseis ATACMS de longo alcance fornecidos pelos EUA, segundo o presidente Volodymyr Zelensky, que disse que foram desdobrados no campo de batalha contra a Rússia e “executados com muita precisão”.

“Hoje, um agradecimento especial aos Estados Unidos. Os nossos acordos com o presidente Biden estão sendo implementados”, disse Zelensky, acrescentando que os mísseis “deram provas da sua eficácia”.

A Casa Branca também confirmou a entrega dos mísseis. “Acreditamos que estes ATACMS proporcionarão um impulso significativo às capacidades de campo de batalha da Ucrânia sem arriscar a nossa prontidão militar [dos EUA]”, disse uma porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson.

Vários meios de comunicação dos EUA relataram que a Ucrânia usou mísseis ATACMS em um ataque noturno na terça-feira a duas bases aéreas em território controlado pela Rússia.

Sem mencionar os mísseis dos EUA, as forças especiais ucranianas afirmaram ter realizado uma operação noturna denominada “Libélula”, atingindo um campo de aviação militar em Berdiansk e outro na região de Luhansk, resultando em “perdas significativas” do lado russo.

No comunicado, a Ucrânia disse ter destruído com sucesso nove helicópteros militares russos, um sistema de mísseis antiaéreos e um armazém de munições.

Washington Post informou que a versão ATACMS usada pela Ucrânia para atingir os alvos estava armada com bombas de fragmentação, em vez de uma única ogiva.

“O ATACMS já está conosco”, tuitou um funcionário ucraniano, Oleksiy Goncharenko, na terça-feira, postando uma foto que supostamente mostrava destroços do ATACMS em Berdiansk.

“Obrigado aos nossos parceiros!” ele escreveu.

A Ucrânia tem vindo a pressionar há meses os EUA para o ATACMS, que pode atingir alvos a 160 quilômetros ou mais de distância. Mas Washington mostrou-se inicialmente relutante em fornecer os mísseis, uma vez que o arsenal do país é limitado e devido ao receio de que a Rússia pudesse acusar o Ocidente de escalada.

Moscou tinha alertado que fornecer o sistema a Kiev ultrapassaria uma “linha vermelha” e tornaria os EUA “uma parte no conflito”, mas havia sinais de que as autoridades norte-americanas estavam gradualmente mudando a sua visão.

No mês passado, Joe Biden teria dito a Zelensky numa reunião privada que um pequeno número de armas seria transferido para a Ucrânia.

O Departamento de Estado dos EUA disse na terça-feira que não poderia confirmar os informes e encaminhou questões sobre operações militares ao governo ucraniano.

A Rússia ainda não comentou os ataques noturnos, que foram amplamente divulgados por blogueiros militares russos.

O Fighterbomber, um canal do Telegram com ligações estreitas à força aérea russa, descreveu o último ataque “como um dos ataques mais sérios…se não o mais sério” contra a aviação russa no conflito de cerca de 20 meses.

“Há perdas tanto de pessoas como de equipamentos”, acrescentou o canal.

Embora o número de mísseis ATACMS transferidos para a Ucrânia e o seu alcance permaneçam desconhecidos, a transferência será, sem dúvida, vista na Ucrânia como um impulso significativo à capacidade de Kiev de atingir a logística militar russa a longas distâncias.

“Um novo capítulo desta guerra começou (não) oficialmente”, tuitou Mykhailo Podolyak, conselheiro sênior do presidente ucraniano.

“Não há mais locais seguros para as tropas russas dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas da Ucrânia. Isto significa que não há possibilidade de reter o Sul, a Crimeia e a Frota do Mar Negro a médio prazo”, escreveu Podolyak.

O ataque de Kiev aos dois aeroportos ocorre dias depois de a Rússia ter lançado uma ofensiva surpresa na cidade de Avdiivka, no leste da Ucrânia, que teria resultado em graves perdas para as forças de Moscovo.

A contraofensiva da Ucrânia no sul do país tem sido difícil, com Kiev lutando para expandir uma brecha na primeira linha defensiva da Rússia perto de Zaporizhzhia.