01/02/2023

Brasil Argentina Portal de Integração

Ordem Progresso União e Liberdade

Associação Comercial do Rio de Janeiro

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) é uma antiga entidade de representação civil, fundada em 1809. Teve origem na junção de comerciantes que começavam a se consolidar no Rio de Janeiro. Em 15 de julho de 1809, um alvará determinava a construção de um praça do comércio mas as obras só se iniciariam em outubro de 1819, e a inauguração em 14 de julho de 1820 contando então com a presença de D. João VI.

No ano seguinte à sua fundação, devido ao advento da Revolução Liberal em Portugal, a sede do Corpo do Comércio foi escolhida para dar lugar às eleições dos deputados que representariam o Brasil nas Cortes portuguesas.

Foi presidida por figuras de destaque da sociedade e política brasileira, como o Visconde de Tocantins, em 1870.

É conhecida como A Casa de Mauá em homenagem a Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá.

A Associação Comercial funciona como um agente interlocutor entre os empresários do Rio de Janeiro e os governos municipal, estadual e federal. Ainda no escopo de seus trabalhos, ela procura identificar e divulgar oportunidades de negócios e potenciais econômicos e turísticos, a fim de contribuir para o desenvolvimento econômico do estado que representa.

Ao longo de seus mais de 200 anos de existência, foi palco da criação de outras entidades importantes, tais como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae), o Rio Conventions & Visitors Bureau, e o Disque-Denúncia.